Ambiente

Top 10 das espécies descobertas em 2009

Todos os anos centenas de novas espécies animais e vegetais são descobertas no nosso planeta. E todos os anos o Instituto Internacional para Exploração das Espécies (IISE, na sigla em inglês) da Universidade do Arizona, nos Estados Unidos, faz a list
Versão para impressão
[Foto © David Hall/seaphotos.com]

Todos os anos centenas de novas espécies animais e vegetais são descobertas no nosso planeta. E todos os anos o Instituto Internacional para Exploração das Espécies (IISE, na sigla em inglês) da Universidade do Arizona, nos Estados Unidos, faz a listas das 10 principais espécies descobertas em 2009.

Entre as espécies do top 10 deste ano está o peixe-sapo psicadélico [na foto], uma esponja carnívora e um verme que lança bombas de luz no fundo do mar.

A lista é compilada todos os anos e qualquer pessoa pode sugerir inclusões através do site do IISE, onde um comité internacional de especialistas em taxonomia seleciona dez das milhares de novas espécies descritas todos os anos.

Algumas destas espécies, necessitam de uma atenção extra porque estarem facilmente sujeitas a extinção, diz o IISE. É o caso da planta carnívora gigante Nepenthes attenboroughii que apenas existe numa ilha das filipinas.

No site do instituto é possível ver imagens de todas estas espécies, ler a sua descrição, o local onde se encontram e o motivo porque conseguiram chegar ao Top 10.

Comentários

comentários

Etiquetas

BN TV

O Boas Notícias está de volta!

Live Facebook

Correio do Leitor

Subscreva a nossa Newsletter!

Receba notícias atualizadas no seu email!
* obrigatório