i9magazine

TICE.PT – O polo das tecnologias

Versão para impressão

Sediado no Campus Universitário de Santiago (Instituto de Telecomunicações, Universidade de Aveiro), o Polo de Competitividade e Tecnologia – TICE.PT tem como primeiro objetivo transformar Portugal numa grande referência mundial nesta área até 2020. Para tal, o TICE envolve numa mesma plataforma empresas, universidades, institutos de i&d e associações nacionais que, conjuntamente, promovem inovação, i&dt, transferência de conhecimento, desenvolvimento, produção e comercialização de produtos e serviços, marketing e exportação no âmbito das TICE.

Entre os seus principais eixos de ação, o TICE procura levar a cabo uma estratégia de internacionalização, que inclui a prospeção de novos mercados e serviços de nearshore; o investimento em investigação e desenvolvimento capaz de criar soluções com elevado valor acrescentado; a promoção da inovação em contexto colaborativo; a capacitação dos seus sócios a partir de novas ofertas formativas e educativas e o incremento do empreendedorismo para impulsionar novos negócios.

Vasco Lagarto, Augustin Olivier e Pedro Roseiro, membros da Comissão Executiva, identificam o portal 560inbusiness.pt como uma das grandes realizações do TICE. Lançada em 2012 para apresentar as empresas do setor e os seus serviços, transformou-se numa rede mais global, abrangendo qualquer atividade e também pessoas, singulares e coletivas, da Diáspora Portuguesa.

Ao longo deste ano, o TICE.PT irá alargar a dinamização de novas plataformas online com outras vertentes além das já trabalhadas na área do software (NESSI), dos media (NEM), dos sistemas embebidos (EPoSS), do 5G (NetWorld2020 5G) e da internet das coisas (AIOTI).

Sedimentando o seu valor na dinamização das TICE em Portugal, o TICE.PT recebeu no ano passado o Certificado Gold Label of the European Cluster Excellence Initiative, do ESCA (The European Secretariat for Cluster Analysis), sendo um dos sete clusters europeus na área de tecnologias de informação e comunicação com esta distinção.

Já em 2011 foi admitido como membro “Bronze” no European Cluster Managers’Club – associação internacional de clusters.

Início Atividade

2008

Localização

Instituto de Telecomunicações – Aveiro

Nº empresas associadas

54 sócios

Volume de negócios dos sócios

2 388 623 938,80 €

Volume de exportação dos sócios

870 664 451,04 €

Nº de empregos criados pelos sócios

9072

Nº de patentes criadas pelos sócios

60 concedidas, 48 em curso

Website

www.tice.pt

O conteúdo TICE.PT – O polo das tecnologias aparece primeiro em i9 magazine.

Comentários

comentários

Pub

Live Facebook

Correio do Leitor

Subscreva a nossa Newsletter!

Receba notícias atualizadas no seu email!
* obrigatório

Pub