Inovação e Tecnologia

Tecnologia previne troca de bebés na maternidade

Um espanhol desenvolveu uma tecnologia que previne a troca e roubo de bebés nas maternidades através de um sistema de identificação de impressões digitais.
Versão para impressão
Um espanhol desenvolveu uma tecnologia que previne a troca e roubo de bebés nas maternidades através de um sistema de identificação eletrónico que se baseia nas impressões digitais da mãe e do filho.
 
Quando foi pai pela primeira vez, Carlos Herreros ficou preocupado ao constatar que os métodos para identificar o bebé eram muito vulneráveis, noticia o jornal El Mundo.
 
A partir desse momento surgiu a vontade de tentar alterar a situação, vontade que acabou por culminar na criação da empresa ICN Technologies que, entre outros projetos, produziu este novo sistema.
 
Trata-se de um leitor eletrónico único no mundo que recolhe as impressões digitais do recém-nascido e da mãe biológica imediatamente após o nascimento, ainda na sala de parto.
 
Combinando biometria e frequência rádio, a tecnologia permite, por um lado, uma identificação inequívoca e permanente do bebé, ao mesmo tempo que possibilita a localização e controlo em tempo real da criança, da mãe e dos médicos responsáveis.
 
“Há roubos e trocas de bebés mesmo em países desenvolvidos. Os interesses económicos são universais e os erros humanos também. O nosso sistema não dá espaço ao azar”, frisou Herreros em declarações ao diário espanhol.
 
Além disso, acrescentou o presidente e fundador da ICN Technologies, “um sistema com estas características evita erros com graves consequências como a perda de identidade de um ser humano que, acidentalmente, começa a sua vida no seio de outra família”. 
 
Segundo os seus criadores, este sistema pode ainda ter outras aplicações. Entretanto, países como a Arábia Saudita, o Chile, a Argentina e o Brasil já demonstraram interesse na adoção da tecnologia inovadora.

[Notícia sugerida por Fernando Pereira]

Comentários

comentários

BN TV

O Boas Notícias está de volta!

Live Facebook

Correio do Leitor

Subscreva a nossa Newsletter!

Receba notícias atualizadas no seu email!
* obrigatório