Espetáculos e Exposições

Teatro: Leonel Moura produz peça com robôs

Com a adaptação da peça "RUR, o Nascimento do Robô", Leonel Moura vai tornar-se, provavelmente, o primeiro encenador da história do teatro a conseguir pôr robôs e humanos a contracenar sobre o palco.
Versão para impressão
[Foto © Leonel Moura]

Com a adaptação da peça “RUR, o Nascimento do Robô”, Leonel Moura vai tornar-se, provavelmente, o primeiro encenador da história do teatro a conseguir pôr robôs e humanos a contracenar sobre o palco.

Depois de quadros e poemas criados com a ajuda de autómatos, o artista plástico português decidiu adaptar a peça de teatro que inspirou as narrativas sobre as guerras entre robôs e humanos (RUR foi escrita em 1920 por Karel Capek, e celebrizou a palavra robô).

“Na minha versão alterei significativamente a narrativa – pois os robôs têm um papel bastante mais ativo -, e a dissertação moralista é totalmente eliminada”, explica Leonel Moura no seu site da internet.




Na adaptação de Leonel Moura, três atores robóticos – Babá [na foto e no vídeo], Primus e Helena – movem-se livremente no palco, representam, falam e interagem com os atores humanos de forma autónoma. Os robôs foram desenvolvidos pelas empresas IdMind, SelfTech e Gulliver.

A adaptação de Leonel Moura estreia mundialmente em São Paulo, Brasil, durante o mês de agosto. Em novembro, a peça adaptada por Leonel Moura deverá estrear nos teatros portugueses.

Comentários

comentários

Etiquetas

BN TV

O Boas Notícias está de volta!

Live Facebook

Correio do Leitor

Subscreva a nossa Newsletter!

Receba notícias atualizadas no seu email!
* obrigatório