Gastronomia

Talho Vegetariano: Menos carne e mais sabor

Já não existem mais desculpas para não seguir uma dieta saudável. O tremoço e a soja são os ingredientes principais do Talho Vegetariano que leva aos consumidores produtos naturais, saudáveis e saborosos, que põem a carne à borda do prato.
Versão para impressão
Para quem gosta de bacon, suculentos bifes e de outras iguarias da cozinha carnívora mas, ao mesmo tempo, deseja reduzir (ou eliminar) o consumo de carne, os produtos do Talho Vegetariano, que a família Mesquita trouxe para Portugal, podem ser uma solução.

por Márcia Moço*

O tremoço e a soja são os ingredientes principais do Talho Vegetariano, um conceito importado da Holanda que está a dar os primeiros passos em Portugal e que leva aos consumidores produtos 100% naturais que ajudam a substituir a carne sem abdicar do sabor.

Ivone Mesquita, que juntamente com o seu marido Nuno e o filho André trouxe a ideia para Portugal, garante que os omívoros que experimentam estas “carnes” de origem vegetal ficam supreendidos.

“Tem tido uma grande aceitação quer por parte dos vegetarianos quer da parte dos não vegetarianos. Perguntam muitas vezes 'Isto não é mesmo frango?!'”, conta Ivone ao Boas Notícias salientando que as crianças também têm gostado muito, principalmente do “frango”.

frango Um dos objetivos da família Mesquita é aliciar quem não é vegetariano a abdicar da carne, “nem que seja um dia por semana em prol da sustentabilidade e bem-estar humano e animal”.

O conceito do Talho Vegetariano, conta Ivone, surgiu há dois anos, na Holanda, onde “um agricultor de oitava geração decidiu ser vegetariano por conhecer bem a realidade dos animais na agro-pecuária intensiva e acreditar que não necessitamos de comer animais para viver”.

Esse agricultor biológico e alguns chefes juntaram-se para criarem “substitutos vegetais da carne” e conseguiram, com sucesso, criar “alternativas mais suculentas que o frango e mais tenras que o porco”.

Além do sabor, conseguido a partir das especiarias, levedura e algas marinhas, os produtos são 100% naturais, cultivados sem recurso a químicos ou a organismos geneticamente modificados.

Ivone e a família encontraram o site do Talho Vegetariano da Internet, quando procuravam produtos vegetarianos, e ficaram curiosos. “Fomos à Holanda, experimentámos e adorámos o conceito e os produtos!”, recorda.

27 pontos de venda em Portugal

Juntamente com o seu marido e filho, Ivone Mesquita trouxe para Portugal a ideia e, oito meses após a implementação do Talho Vegetariano, já conseguiu distribuir estas “carnes vegetarianas” por 27 pontos de venda, de norte a sul do país, entre mercearias, ervanárias e restaurantes.

Image and video hosting by TinyPic
Nuno, Ivone e André Mesquita trouxeram para Portugal o conceito criado há dois anos na Holanda

“Os embaixadores em Portugal deste conceito” esperam vir a alargar a sua rede de distribuição pelo país, estando também previsto para breve o lançamento de uma loja online onde será possível comprar espetadas de frango, croquetes de tremoço ou mesmo carne picada.

“Sendo produtos vegetarianos à base de produtos naturais, contribuem para uma alimentação mais saudável, proteção e defesa dos animais e também para a proteção do ambiente, considerando o impacto da agropecuária na sustentabilidade do planeta”, aponta Ivone Mesquita.

O “frango é o produto estrela”, assim como o “atum” e o “bacon” sem colesterol que têm feito as delícias de vegetarianos e não vegetarianos. Os preços são variáveis, sendo que uma embalagem de bacon, que dá pelo menos para duas refeições, andará à volta dos 6 e 7 euros.

O conceito de Talho Vegetariano já se encontra espalhado um pouco por todo o mundo, estando neste momento presente em Portugal, Luxemburgo, Bélgica, Finlândia, estando prevista a expansão para Inglaterra, Estados Unidos, Brasil, Argentina e Canadá. 

Clique AQUI aceder ao site oficial do Talho Vegetariano, AQUI para consultar os seus pontos de venda e AQUI para conhecer os produtos disponíveis.

* edição de Patrícia Maia

Comentários

comentários

Pub

Live Facebook

Correio do Leitor

Subscreva a nossa Newsletter!

Receba notícias atualizadas no seu email!
* obrigatório

Pub