Em Destaque Sociedade

Tainadas e fogueiras natalícias

Macedo de Cavaleiros mantém tradições transmontanas 
Versão para impressão
por redação

Macedo de Cavaleiros revive mais uma vez as tradições transmontanas da época natalícia. Na noite de consoada, depois do jantar e antes da missa do galo, nas principais praças das aldeias do concelho, são acesas grandes fogueiras, com cerca de cinco metros de diâmetro e vinte toneladas de madeira. Devido à quantidade de lenha utilizada, as fogueiras permanecem acesas até se extinguirem naturalmente, podendo chegar ao Dia de Reis.

“As fogueiras são uma tradição cultural transmontana que fazemos questão de preservar”, afirmou o presidente da Câmara Municipal de Macedo de Cavaleiros, Benjamim Rodrigues, sublinhando que “trata-se de um importante momento de convívio e animação, em que também a gastronomia regional assume grande relevo, e à qual se juntam outras tradições que fazem parte da identidade do concelho”.

Convidamos todos a visitarem Macedo de Cavaleiros nesta época natalícia, a conhecerem o Geoparque, património da UNESCO, a conhecerem a gastronomia transmontana e a vivenciarem as nossas tradições populares, como as fogueiras de Natal”, acrescentou o presidente da autarquia. 

A tradição das fogueiras natalícias é cumprida pelos rapazes da aldeia, que durante a noite de Natal se juntam em torno da fogueira para fazerem as tradicionais “tainadas”, ou seja, comerem petiscos regionais, como galo no pote, javali no pote, alheiras e linguiças assadas na brasa. Em tempos idos, as tainadas eram realizadas através do “assalto” a um galinheiro da população, sendo a comida confecionada na própria fogueira.

No próximo dia 24 de Dezembro, pelas 20h, a tradição volta a repetir-se nas principais praças das freguesias de Macedo de Cavaleiros, com o atear das fogueiras natalícias.

Comentários

comentários

BN TV

O Boas Notícias está de volta!

Live Facebook

Correio do Leitor

Subscreva a nossa Newsletter!

Receba notícias atualizadas no seu email!
* obrigatório