Mundo

Suu Kyi celebra o seu aniversário em liberdade

NULL
Versão para impressão
Pela primeira vez em mais de uma década, a dissidente e Nobel da Paz Aung San Suu Kyi celebrou o seu 66º aniversário em liberdade, no passado domingo, na Birmânia, na companhia de um de seus filhos, amigos e partidários do movimento democrático birmanês, noticia a agência EFE.

Cerca de 500 apoiantes da defensora da democracia soltaram dezenas de pássaros numa cerimónia simbólica, onde se celebraram os 66 anos de Suu Kyi, sob o olhar atento de cerca de 50 agentes de segurança.

Suu Kyi começou a manhã no aeroporto de Yangon, onde foi receber o seu filho mais novo, Kim Aris, de 33 anos, residente no Reino Unido.

“Se me perguntassem o que gostaria de receber no meu aniversário, eu diria paz, estabilidade e prosperidade no país”, disse Suu Kyi, num breve discurso aos apoiantes citado pelo Folha.com.

Nos últimos 22 anos, Suu Kyi celebrou 15 aniversários detida ou em prisão domiciliária, sendo este o primeiro aniversário que pôde festejar livremente, com amigos, familiares e apoiantes, nos últimos nove anos.

Segundo a agência EFE, Suu Kyi agradeceu, no aeroporto, o carinho das pessoas e explicou aos jornalistas que tinha programado para este dia uma cerimónia de oferenda aos monges budistas, uma festa na sede da Liga Nacional pela Democracia e um jantar de família no jardim de sua casa.

Suu Kyi foi libertada a 13 de novembro de 2010, quase uma semana depois das eleições que o seu partido boicotou por acreditar que se tratava de uma estratégia do regime militar para manter-se no poder.

Comentários

comentários

BN TV

O Boas Notícias está de volta!

Live Facebook

Correio do Leitor

Subscreva a nossa Newsletter!

Receba notícias atualizadas no seu email!
* obrigatório