Inovação e Tecnologia

Sustentabilidade: Uma casa que gira com o Sol

NULL
Versão para impressão
Uma casa que roda 360º de forma a aproveitar todas as potencialidades do sol. Foi este o projeto vencedor da primeira edição do Prémio SIM, um concurso da responsabilidade do Movimento SIM da Samsung Portugal, destinado a ideias criativas e inovadoras.

A “Casa Girassol” foi desenvolvida por três portugueses: Pedro Bandeira, Filipe Bandeira e Dulcineia Neves dos Santos. No seu conceito está um espaço rotativo, capaz de girar à procura do máximo de eficiência energética solar numa perspetiva de auto sustentabilidade.

“Um projeto inovador que fomenta a captação e combinação de dois recursos energéticos naturais (sol e vento) com as mais recentes tecnologias informáticas oferecendo, do ponto de vista arquitetónico, uma linguagem tecnológica numa relação dinâmica com a paisagem”, explicam os autores no site do Movimento SIM.

A distingui-lo de outros está a sua maior complexidade, ao fugir de “generalizações simplistas (como assumir a dicotomia entre Verão e Inverno ou entre Norte e Sul) para aprofundar soluções específicas, derivadas da rotação, equacionadas numa monitorização 'minuto a minuto'”, explica Pedro Bandeira no seu site.

O projeto vai ser mesmo ser posto em prática, num terreno em Coimbra. Além da Casa Girassol foram premiados com menções honrosas os projetos MUSIKKI, uma rede de busca de conteúdos musicais, e o HOLE 19, na área do desporto, destinado aos jogadores de golfe.

Os projetos a concurso foram avaliados de acordo com a sua inovação, potencial de mercado, impacto na comunidade e viabilidade económica, podendo integrar as mais variadas áreas, desde a Arquitetura, Artes Performativas, Artes Visuais e Design, Marketing e Publicidade, Cinema, Televisão e Rádio, Moda, Música, Novas Tecnologias e Aplicações Digitais.

“Projetos com pés e cabeça, ou de perder a cabeça, mas sempre com pernas para andar”, define a organização do concurso.

Clique AQUI para consultar os planos da Casa Girassol no site de Pedro Bandeira.

[Notícia sugerida por Vitor Caixeiro] 

Comentários

comentários

Pub

Aid Global

Live Facebook

Correio do Leitor

Subscreva a nossa Newsletter!

Receba notícias atualizadas no seu email!
* obrigatório

Pub