Inovação e Tecnologia

Suíça: Autocarros elétricos carregam em segundos

A cidade de Genebra está a preparar-se para testar uma nova tecnologia que permite carregar autocarros elétricos nas paragens em apenas segundos, um passo na direção de transportes públicos silenciosos e com zero emissões de CO2.
Versão para impressão
A cidade de Genebra, na Suíça, está a preparar-se para testar uma nova tecnologia que permite carregar autocarros elétricos nas paragens em apenas segundos. A solução constitui-se como um importante passo para uma futura geração de transportes públicos silenciosos, flexíveis e com zero emissões de carbono.
 
O anúncio foi feito recentemente pelo grupo tecnológico suíço ABB, que revelou, durante o 6º Congresso da Associação Internacional de Transportes Públicos (UTIP), que decorreu em Genebra, que está a trabalhar em conjunto com a companhia de transportes públicos TGP nesta nova alternativa. 
 
Um comunicado do grupo informa que a tecnologia inovadora de carregamento vai ser testada pela primeira vez num autocarro elétrico capaz de transportar cerca de 135 passageiros e que vai ser carregado diretamente num grupo selecionado de paragens no período de 15 segundos em que os passageiros entram e saem do veículo. 
 
A fase piloto vai unir o aeroporto de Genebra ao centro internacional de exposições da cidade, o Palexpo. “Através deste tipo de carregamento somos capazes de liderar uma nova geração de autocarros elétricos para transporte público urbano que já não depende das catenárias [sistema de distribuição e alimentação elétrica aérea]”, presentes, por exemplo, nos comboios e elétricos, explica Claes Rytoft, do ABB.


Carregamento na paragem é efetuado por uma espécie de “braço mecânico” controlado por laser
 

“O projeto vai começar a cimentar o caminho em direção à mudança para uma infraestrutura de transportes públicos mais flexível e eficiente em termos de custos que, ao mesmo tempo, permitirá reduzir a poluição ambiental e o ruído”, acrescenta Rytoft.
 
A tecnologia TOSA (Trolleybus Optimisation Systéme Alimentation, em francês), como foi batizada, recorre a eletricidade gerada inteiramente a partir da energia hidráulica. O tempo de carregamento é tão rápido que, garantem os criadores, não interfere com o horário dos autocarros e melhora a qualidade de vida urbana, bem como a paisagem.
 
Além disso, acrescenta o grupo ABB, o sistema, que recorre a uma espécie de “braço mecânico” controlado por laser, que se liga a um recetor no autocarro para efetuar o carregamento (de 400kW por paragem), proporciona uma maior flexibilidade em termos de rotas.

Por permitir o armazenamento de energia em baterias compactas, a tecnologia permite ainda alimentar, por exemplo, o sistema de iluminação interna e externa do veículo.

Comentários

comentários

PUB

Live Facebook

Correio do Leitor

Mais recentes

Passatempos

Subscreva a nossa Newsletter!

Receba notícias atualizadas no seu email!
* obrigatório

Pub

Este site utiliza cookies. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização. Saiba mais aqui.

The cookie settings on this website are set to "allow cookies" to give you the best browsing experience possible. If you continue to use this website without changing your cookie settings or you click "Accept" below then you are consenting to this.

Close