Sociedade

Suécia envia material hospitalar para Portugal

NULL
Versão para impressão
A Santa Casa da Misericórdia de Viana do Castelo foi a 25.ª instituição social portuguesa a receber material hospitalar doado por uma ONG sueca, num total de 800 toneladas provenientes de substituições de equipamentos, anunciou a Agência Lusa quarta-feira.

Os números foram transmitidos hoje pelos representantes da fundação AGAPE, uma Organização Não-Governamental sueca encarregue de gerir a doação de material substituído, a cada dois anos, nos hospitais daquele país.

Carlos Quaresma, emigrante na Suécia e dirigente da AGAPE, já conseguiu 86 transportes, cada um com oito a dez toneladas de material hospitalar e para reabilitação, para Portugal.

“Estamos a falar de cerca de 30 milhões de euros de material que já vieram para Portugal nos últimos anos. Material que era dos hospitais suecos, entretanto substituído, mas que está em perfeitas condições”, explicou José Augusto.

O antigo jogador do Benfica foi convidado por Carlos Quaresma para o representar na chegada de mais um camião, que transportava 8.700 quilos de material destinados à Santa Casa da Misericórdia de Viana do Castelo, desta vez.

No total, foram doados 329 artigos, como um aparelho para testes visuais, camas hospitalares mecânicas, 82 muletas, 44 cadeiras de rodas, 53 andarilhos e até um piano. Segundo José Augusto trata-se de material que é oferecido a instituições de carácter público e que não pode ser entregue a privados.

«São muitos milhares de euros em material que já não teremos necessidade de gastar porque este está em perfeitas condições. É um dia muito feliz para nós», acrescentou o provedor da Santa Casa da Misericórdia de Viana do Castelo.

A Santa Casa da Misericórdia de Viana do Castelo tem actualmente 120 utentes nos seus lares, prestando ainda apoio domiciliário a 30 casais.
Por agora, o material vai ficar depositado num armazém da Câmara de Viana, para ser triado, inventariado e depois distribuído pelas valências da instituição.

[Notícia sugerida por Teresa Teixeira]

Comentários

comentários

BN TV

O Boas Notícias está de volta!

Live Facebook

Correio do Leitor

Subscreva a nossa Newsletter!

Receba notícias atualizadas no seu email!
* obrigatório