Saúde

Substância do leite materno combate cancro

Num estudo orientado por duas universidades suecas, foram testadas, pela primeira vez em humanos, as propriedades anti-cancerígenas da substância HAMLET (Human Alfa-lactalbumina Made LEthal to Tumor cells), encontrada no leite materno. O tratamento m
Versão para impressão
[Foto: greendaily.com]

Num estudo orientado por duas universidades suecas, foram testadas, pela
primeira vez em humanos, as propriedades anti-cancerígenas da
substância HAMLET (Human Alfa-lactalbumina Made LEthal to Tumor cells),
encontrada no leite materno. O tratamento mostrou-se eficaz em doentes
com cancro da bexiga.

As células cancerígenas dos doentes foram eliminadas e expelidas pela urina, após a substância HAMLET ter sido aplicada como tratamento, segundo informa o portal Ciência Hoje.

A descoberta foi verificada por acaso, quando os investigadores estudavam apenas as propriedades anti-bacterianas do leite materno. A comunidade científica já conhecia o potencial da HAMLET no combate ao cancro, mas até ao momento nenhum teste tinha sido efetuados em humanos.

Tendo em conta que outros testes já realizados com a HAMLET revelam que esta poderá ser eficaz na luta contra 40 tipos oncológicos diferentes, os investigadores acreditam que a substância pode vir a ser utilizada em fármacos destinados ao tratamento do cancro nas suas várias formas.

Resta ainda analisar o efeito da HAMLET sobre os cancros da pele e nos tumores situados nas membranas mucosas e cerebrais.

Comentários

comentários

BN TV

O Boas Notícias está de volta!

Live Facebook

Correio do Leitor

Subscreva a nossa Newsletter!

Receba notícias atualizadas no seu email!
* obrigatório