Negócios e Empreendorismo

Site mostra gastos com dinheiro dos contribuintes

NULL
Versão para impressão
Lançado a 25 de abril por um grupo de cidadãos, o novo portal Despesa Pública mostra como, onde e por quem é gasto o dinheiro dos contribuintes portugueses. Os fundadores do projeto apelam à ajuda de especialistas em tecnologias da informação, designers e jornalistas para melhorar as informações disponibilizadas.

O site segue "as pisadas de outros projetos semelhantes em Portugal (transparencia-pt.org), Espanha (GastoPublico.es) e um pouco pelo resto do mundo", com o intuito de "disponibilizar de forma simples, organizada e detalhada a despesa do Estado", refere um comunicado enviado à agência Lusa.

Para o efeito, estão neste momento a ser recolhidos os dados dos ajustes diretos, feitos sem recurso a concurso público e publicados no site de contratos públicos do Governo (www.base.gov.pt), e os dados das empresas constantes no site de publicações do Ministério da Justiça (http://publicacoes.mj.pt).

"Aproveitou-se para tratar e armazenar a informação recolhida de forma estruturada, para que seja possível o cruzamento dos dados provenientes das diferentes fontes. Atualmente pode-se visualizar, por exemplo, os ajustes diretos que foram realizados a empresas recentemente criadas", refere a equipa do portal, que planeia já "disponibilizar uma API [aplicação informática] para a integração com outros sites".

No total, o site reuniu até ao momento dados de 202 mil ajustes diretos feitos nos últimos anos, no valor global de 8,1 mil milhões de euros, a que corresponde um valor médio de 40 mil euros por contrato ou adjudicação.

Devido ao grande número de visitas, o portal está, neste momento, temporariamente indisponível. No entanto, os fundadores do projeto criaram também uma página no Facebook (aceda aqui), que pode ser consultada a qualquer momento.

Comentários

comentários

Pub

Live Facebook

Correio do Leitor

Subscreva a nossa Newsletter!

Receba notícias atualizadas no seu email!
* obrigatório

Pub