Inovação e Tecnologia

Site identifica sobreviventes do Holocausto

O Holocaust Memorial Museum, em Washington (EUA), lançou um projeto online para identificar milhares de crianças judias que, durante a II Grande Guerra, foram separadas das suas famílias. Em apenas 48 horas, foram identificados três sobreviventes do
Versão para impressão
O Holocaust Memorial Museum, em Washington (EUA), lançou um projeto online para identificar milhares de crianças judias que, durante a II Grande Guerra, foram separadas das suas famílias. Em apenas 48 horas, foram identificados três sobreviventes do Holocausto graças à iniciativa.

A página na Internet “Remember Me?” (“Lembras-te de mim?”, na tradução em português) foi lançada no dia 23 de março. Através da divulgação nas redes sociais – Facebook e Twitter -, milhares de pessoas visitaram o site em apenas dois dias, o que levou à identificação de três crianças.

É o caso de Michel Sztulzaft, que tinha apenas 2 anos quando o seu pai e irmão morreram nos campos de concentração.

Atualmente casado e com dois filhos, Michel elogia o projeto, principalmente por lembrar as histórias de coragem de quem ajudava os outros mesmo correndo riscos tão grandes, como a do polícia que evitou que a sua mãe, grávida, fosse exterminada pelos nazis.

As fotografias divulgadas pelo Holocaust Memorial Museum foram originalmente tiradas no período pós-guerra pelos voluntários das organizações humanitárias que trabalhavam nos campos de refugiados. Em algumas delas, as crianças agarram placas com os respetivos nomes, numa tentativa de facilitar o processo de identificação por parte das suas famílias e conhecidos.

Comentários

comentários

Etiquetas

Pub

Aid Global

Live Facebook

Correio do Leitor

Subscreva a nossa Newsletter!

Receba notícias atualizadas no seu email!
* obrigatório

Pub