Cultura

Sinagoga Portuguesa nomeada para Museu do Ano

O Fórum Europeu de Museus do Conselho da Europa anunciou esta semana a nomeação da Sinagoga Portuguesa, na Holanda, para o Prémio Museu do Ano 2015.
Versão para impressão
O Fórum Europeu de Museus do Conselho da Europa anunciou esta semana a nomeação da Sinagoga Portuguesa, localizada em Amesterdão, Holanda, para o Prémio Museu do Ano 2015.

O edíficio está a concorrer entre 42 museus selecionados entre centenas de candidaturas de 21 países. O vencedor será conhecido em Maio, no Reino Unido.

A Singagoga Portuguesa, inaugurada no século XVII, acolhia famílias judaicas fugidas de Portugal onde eram perseguidas pela Igreja Católica. O edíficio, localizado no centro histórico de Amesterdão, resistiu à II Guerra Mundial.

Para além da Singagoga, a Biblioteca Ets Haim, construída pela Congregação Portuguesa Israelita de Amesterdão, também está nomeada para esta galardão.

Entre os nomeados estão também o Museu Vorarlberg, na Áustria, o Museu Marítimo Dinamarquês, na Dinamarca, o Museu Nacional de Futebol, no Reino Unido, entre outros, informa o site oficial do evento.

Em Novembro foram conhecidos os 42 museus selecionados a partir de centenas de candidaturas provenientes de 21 países do Conselho da Europa.

O prémio é organizado anualmente pelo Fórum de Museus do Conselho da Europa. Este ano, a cerimónia decorrá em Glasgow, no Reino Unido, entre 13 a 16 de Maio.

Em 2014, o vencedor foi o Museu da Inocência, em Istambul, que concorria num grupo juntamente com mais dois edifícios portugueses: o Museu dos Transportes, no Porto e o Museu da Baleia, na Madeira.

Notícia sugerida por Maria da Luz

Comentários

comentários

Etiquetas

BN TV

O Boas Notícias está de volta!

Live Facebook

Correio do Leitor

Subscreva a nossa Newsletter!

Receba notícias atualizadas no seu email!
* obrigatório