Saúde

Sexologia: Médico português recebe ouro na Alemanha

O cirurgião João Décio Ferreira foi distinguido com a medalha de ouro Magnus Hirschfeld pelo trabalho desenvolvido na área da mudança de sexo. O prémio internacional foi atribuído pela Sociedade Alemã de Sexologia Clínica (DGSS).
Versão para impressão
O cirurgião João Décio Ferreira foi distinguido com a medalha de ouro Magnus Hirschfeld pelo trabalho desenvolvido na área das cirurgias de mudança de sexo. O prémio internacional foi atribuído pela Sociedade Alemã de Sexologia Clínica (DGSS).

A DGSS destaca o “trabalho de vida” do Dr. João Décio Ferreira, que considera ter contribuído “substancialmente, através de investigação e ensino, para melhorar o nosso conhecimento sexológico e para tornar mais humanas as nossas vidas sexuais”.

Fonte © Joaodecioferreira.com

O médico desenvolveu uma técnica de cirurgia que permite a construção de uma vagina com enxerto de intestino delgado, e outra que permite construir um pénis com tecido da zona abdominal e enxerto de cartilagem da costela.

Na origem da inversão do masculino para o feminino esteve o descontentamento do cirurgião com as técnicas convencionais, tanto pela estética como pelas complicações que geravam.

João Décio Ferreira foi o segundo médico português a ser distinguido com o prémio Magnus Hirschfeld (em 2014 a distinção coube a Pedro de Freitas).

Durante vários anos, o cirurgião foi o único médico a realizar mudanças de sexo no sistema de saúde público, sendo que se retirou em 2011 do SNS. Continua a operar no setor privado, no Hospital de Jesus em Lisboa.

Notícia sugerida por André Luís

Comentários

comentários

BN TV

O Boas Notícias está de volta!

Pub

Aid Global

Live Facebook

Correio do Leitor

Subscreva a nossa Newsletter!

Receba notícias atualizadas no seu email!
* obrigatório

Pub