Inovação e Tecnologia

Sevilha: testado elétrico movido a bateria

A empresa de Transportes Urbanos de Sevilha (Tussam) apresentou e testou o seu primeiro elétrico que circula sem recorrer a cabos elétricos - as chamadas catenárias. O veículo tem total autonomia durante as viagens, necessitando apenas de r
Versão para impressão
A empresa de Transportes Urbanos de Sevilha (Tussam) apresentou e testou o seu primeiro elétrico que circula sem recorrer a cabos elétricos – as chamadas catenárias. O veículo tem total autonomia durante as viagens, necessitando apenas de recarregar as suas baterias em cada estação.

“O elétrico tem capacidade para recuperar a energia quando pára. Aproveita a energia da travagem para prosseguir viagem, tendo capacidade para voltar a reabsorvê-la”, explica ao El Mundo o diretor técnico do projeto, Josu Ibasbia.

O Acumulador de Carga Rápida (ACR) – assim se chama o novo sistema – foi concebido especialmente para comboios ligeiros e elétricos e para viagens urbanas em zonas históricas, dispensando a utilização de cabos de alimentação elétrica para armazenamento de energia.

Durante a viagem inaugural do novo elétrico movido a bateria, o presidente do município de Sevilha, Alfredo Sánchez Monteseirín, informou que as catenárias serão definitivamente retiradas da cidade até março do próximo ano, dando lugar às novas estruturas mais estreitas e versáteis que vão permitir melhorar a circulação na cidade.

A tecnologia foi desenvolvida nas instalações da empresa CAF – Construções e Auxiliar de Ferrovias.

Veja aqui alguns dos novos modelos de transporte que vão circular em Sevilha a partir de 2011.



Comentários

comentários

BN TV

O Boas Notícias está de volta!

Live Facebook

Correio do Leitor

Subscreva a nossa Newsletter!

Receba notícias atualizadas no seu email!
* obrigatório