Ambiente

Serra de Aire: Cabras regressam para conservar habitats

NULL
Versão para impressão
O projeto Life + “Habitats Conservation” vai lançar um conjunto de ações na Serra de Aire e Candeeiros, nas freguesias de Fátima e de Pedrógão, para a conservação dos habitats naturais e seminaturais da serra. O controlo seletivo da vegetação herbácea e arbustiva será efetuado através do pastoreio extensivo com cabras de raça serrana.

O objetivo principal é conservar os habitats prioritários da serra recorrendo ao pastoreio extensivo com cabras de raça serrana (Ribatejo).

Segundo o site oficial da organização, o projeto “Habitats Conservation” pretende conservar os vários tipos de habitats existentes na serra de Aire e Candeeiros. São prados rupícolas calcários, arrelvados xerófilos, arrelvados ricos em orquídeas e lajes calcárias.

Assim, será através do pastoreio extensivo com cabras de raça serrana e também com alguns meios mecânicos que se pretende manter e conservar os habitats da serra. As ações de pastoreio estão previstas nas freguesias de Fátima e de Pedrógão.

Para além de uma perspetiva de manutenção, a organização pretende também com a presença de pastoreio na serra contribuir para uma maior vigilância de toda a natureza envolvente de modo a prevenir os fogos. Por outro lado, o pastoreio de animais limpa os terrenos de vegetação seca evitando assim a propagação dos fogos.

Ainda de acordo com o “Habitats Conservation”, o projeto pretende também incentivar junto da população local “a colheita sustentável e a comercialização de plantas aromáticas, medicinais e condimentares”.

Pretende-se também que o projeto envolva parceiros locais, demonstrando que é possível preservar a biodiversidade recorrendo ao uso sustentável dos recursos naturais, de forma a garantir suporte económico para a continuação das ações de conservação a longo prazo.

O programa Life +, da União Europeia, já decore desde o início deste ano através da Quercus – Associação Nacional de Conservação da Natureza.

[Notícia sugerida por Elsa Martins]

Comentários

comentários

BN TV

O Boas Notícias está de volta!

Live Facebook

Correio do Leitor

Subscreva a nossa Newsletter!

Receba notícias atualizadas no seu email!
* obrigatório