Fitness & Bem-estar

Semana em cheio sem gastar um tostão [até 18-08]

Esta semana poderá contar com inúmeras exposições de arte, fotografia e ilustrações espalhadas por todo o país. Visite o Torreão Poente para desfrutar ou passe por Penafiel para degustar da última edição do festival da francesinha.
Versão para impressão
Exposições de arte, fotografia e ilustração marcam a agenda desta semana. Visite o Torreão Poente da Praça do Comércio de Lisboa para visitar uma exposição sobre o estuário do Tejo ou passe por Penafiel para saborear a mais uma edição do festival da francesinha.

Por Gisela Gomes

 

LISBOA
Este sábado é o último dia desta exposição que mostra centenas de interpretações do tema “sardinha”, selecionados das quase 9 mil propostas que foram submetidas a concurso pela EGEA. A mostra é inspirada no universo fantástico da “Guerra dos Mundos” de H.G. Wells. Dia 13, sexta-feira, também poderá levar para casa uma das sardinhas das Festas de Lisboa que a Fundação Millennium vai distribuir entre os visitantes. Apareça a partir das 10h, no nº 96 da Rua Augusta!
 
Até 26 de agosto – Noites de Verão no MNAC
No seu sétimo ano de vida, o ciclo de concertos Noites de Verão dividir-se-á entre o Jardim do Palácio Pombal, sito na Rua do Século, e o Jardim das Esculturas do Museu Nacional de Arte Contemporânea do Chiado, mantendo o habitual horário das Sextas-feiras, pelas 19h30. Este programa de música ao vivo vai contar com o saxofonista Evan Parker dia 12.
 
O Museu do Oriente dedica os domingos de Agosto à animação japonesa do Studio Ghibli com o ciclo de cinema “Arquitectos do Imaginário”. Este ciclo apresenta quatro das mais emblemáticas e premiadas longas-metragens de Studio Ghibli, incluindo o mais recente lançamento, Memórias de Marnie. Este domingo poderá assistir ao filme “A Princesa Mononoke às 18h.
 
A série “Anatomia e Boxe” de Jorge Molder é composta por 40 fotografias que juntas mostram o essencial no percurso do artista, na medida em que, na exclusiva utilização do seu rosto e corpo como objecto das imagens, fica estabelecida uma relação performativa com a fotografia. É possível visitar a exposição no Largo do Chiado nº8 em Lisboa, segunda a sexta, do meio dia às 20h.
 
Esta exposição retrata a história do estuário do rio Tejo, um espaço de navegação partilhado por grandes navios de carga e de passageiros, cacilheiros e atividades portuárias e, também, desportos e lazer náuticos. A história é ilustrada através de alguns momentos relevantes da história de modalidades como a vela, remo e natação, desde meados do século XIX até aos dias de hoje. A exposição pode ser visitada no Torreão Poente do Terreiro do Paço.
 
O Verão que passeia por Lisboa passa também pelo páteo do Polo Cultural Gaivotas de Boavista (Miradouro de Santa Catarina). Para o desfrutar basta entrar, sentar e assistir, no lusco-fusco dos dias, à projeção de filmes, música, performances, micro-exposições e conversas tardias, que contam com a curadoria de algumas entidades residentes – Água no Bico, Baldio, Filho Único, Os Filhos de Lumière e Teatro Griot. Dia 18, será exibido o filme "O Cozinheiro, o ladrão, a sua mulher e o amante dela", de Peter Greenaway.
 
PORTO
Durante todo o verão poderá visitar a Casa da Música na cidade do Porto para assistir a inúmeros concertos gratuitos. Este fim-de-semana conte com artista de jazz Mariana Vergueiro (quinta-feira), o fadista Rui Oliveira (sexta-feira) e a despedida da banda de pop-rock psicadélico Los Waves (sábado) que viu as suas canções em séries como Mentes Criminosas, Shameless e Gossip Girl e toca agora um dos seus últimos concertos!
 
12 a 15 de Agosto – Todos ao Parque Urbano da Rabada
Durante quatro dias, não faltará música e animação no Parque Urbano da Rabada. Depois do sucesso do ano passado, a iniciativa, que envolve a Câmara de Santo Tirso e o Café do Rio, volta a promover um encontro dedicado a vários tipos de expressão musical. Fazem parte da programação uma Silent Party, uma noite da comédia com Aldo Lima e Carlos Moura e vários ranchos folclóricos.
 
A Associação Empresarial de Penafiel (AEP) apresenta este evento, com a colaboração de cerca de duas dezenas de empresas de restauração da cidade. O festival realizar-se-á entre as 18h e a meia-noite, ao longo dos passeios do Centro Histórico de Penafiel, desde o Tribunal ao Sameiro. Não perca a possibilidade de descobrir e provar a melhor das Francesinhas e desfrutar da singularidade e beleza do enquadramento deste evento, numa cidade de grandes tradições.
 
13 de agosto – Jameson Lazy Sessions
Ao 6.º evento de 2016, as Jameson Lazy Sessions têm o prazer de apresentar a curadoria de Paulo Furtado aka The Legendary Tigerman. Para a tarde do próximo sábado, dia 13 de Agosto, aquele que é considerado um dos maiores artistas portugueses escolheu os concertos dos The Quartet of Woah! e Ghost Hunt e o DJ set de A Boy Named Sue (Tiago André Sue). A cereja em cima do bolo: The Legendary Tigerman também vai estar à frente dos pratos para um DJ set em nome próprio. O jardim das Virtudes vai dançar ao som do Rock n Roll. 
 
Estamos mais habituados a vê-los na televisão norte-americana, mas desta vez os super-homens da vida real vão dar um espetáculo no Porto. Primeiro em competição, na Praça dos Poveiros, a 13 de agosto, e depois numa numa demonstração de força em frente à Alfândega do Porto, a 15 de agosto. A batalha pelo título do mais forte da Península Ibérica tem início marcado para as 15 horas, com o vencedor a levar para casa um prémio de até cinco mil euros. Entre as provas, haverá várias atividades paralelas, como o levantamento de carros e puxadas de camiões. 
 
OUTROS

13 agosto – “Fados na Praça” em Benavente
Benavente acolhe a segunda edição de “Fados na Praça”. Este sábado o palco é de Joana Rios que será acompanhada  por Bruno Mira (guitarra portuguesa) e Pedro Pinhal (viola de fado). O concerto está marcado para as 22h na Praça do Municipio

10 a 15 de agosto – Festas de Santa Maria | Rufar e Bombar e Hangarsete em Beja

Visita as festas de Beja para desfrutar de vários espetáculos, animação, procissões, missas, bailes, boa comida e fogo de artifício.
 
Visita a Alameda do Casino, em Luso, cerca da Mealhada para assistir a uma visualização ao ar livre do filme “Férias em Roma”. Publicado em 1953, este clássico americano protagonizado por Audrey Hepburn e Gregory Peck. 
 
O Município de Pampilhosa da Serra promove entre 12 e 15 de agosto as Festas do Concelho 2016, com a realização da XIX Feira de Artesanato e Gastronomia de Pampilhosa da Serra. A gastronomia tradicional será assegurada através das tasquinhas e cerca de 100 expositores. Um programa de música e muita animação garante a diversão e entretenimento dos adultos e crianças, que também vão ter ao dispor uma programação especial com insufláveis, desportos e muitas brincadeiras.

Ao longo do mês de agosto o Estação Viana Shopping torna-se palco da cultura, tradição e arte de Viana de Castelo e do Minho. Visite este espaço para admirar as ilustrações de Dina Maciel Costa, que integram as épicas viagens dos pescadores da Faina maior e as garridas e pitorescas celebrações d’ Agonia, e para vislumbrar o 100% D´Arga, projeto da artista Luísa Manso, acerca de produtos portugueses produzidos localmente em espaços rurais, começando pela área dos têxteis, e outros crafts.

Comentários

comentários

Etiquetas

BN TV

O Boas Notícias está de volta!

Live Facebook

Correio do Leitor

Subscreva a nossa Newsletter!

Receba notícias atualizadas no seu email!
* obrigatório