Fitness & Bem-estar

Semana em cheio sem gastar um tostão [até 14-07]

Uma viagem ao tempos dos piratas, um festival de Música no Rio e um passeio arqueológico com um esqueleto de 29 mil anos são alguns dos destaques de eventos gratuitos desta semana.
Versão para impressão
Uma viagem ao tempo dos piratas, um festival de Música no Rio e um passeio arqueológico com um esqueleto de 29 mil anos são alguns dos destaques de eventos gratuitos desta semana.

E, é claro, não esquecer o dia 10 de Julho em Portugal se poderá tornar campeão da Europa, no Euro 2016. Pode ver no jogo na sua televisão na RTP ou em qualquer restaurante, café ou bar do país.

Por Gisela Gomes

Lisboa

 

O Festival RAM (Restart à Mostra) é um evento de animação cultural, produzido pela Restart – Instituto de Criatividade, Artes e Novas Tecnologias. A decorrer no cinema São Jorge, em Lisboa, integra masterclasses com convidados internacionais, exposições, creative battles, jogos e experiências interativas, live acts, showcases e clubbing. O objetivo é mostrar à cidade e à sociedade o que de mais criativo e disruptivo se faz no instituto. Os dois dias terminam com clubbing até às 2h00.
 
9 de Julho – Feira Morta
A Feira Morta prepara mais um programa dedicado à apresentação, mostra e discussão de banda-desenhada, artes plásticas, música, ilustração e produção independente. Será uma tarde preenchida por apresentações de novas edições, concertos de música emergente e salas repletas de “bê-dê” nos mais variados formatos: livros, revistas, fanzines, jornais, anime, etc. A Feira Morta convida toda a gente a participar nesta intensa celebração da alegria que é editar de forma independente. 
 
O Museu do Oriente apresenta a longa-metragem “Deusas em Fúria”, um retrato realista da condição feminina na Índia atual, do realizador indiano Pan Nalin, numa sessão gratuita que se realiza domingo às 18h00. O filme ganhou o prémio Escolha do Público no Festival de Cinema de Roma.
 
A Embaixada da Dinamarca e a Editora Althum apresentam este domingo um concerto do coro dinamarquês Klarup Pigekor. O evento realiza-se na Igreja de Santo António no Largo de Santo António da Sé às 15h.
 
2016 conta com mais uma edição do ciclo de concertos Noites de Verão, produzido e programado pela associação cultural Filho Único. Este ano o evento divide-se em dois espaços: em Julho decorrerá no Jardim do Palácio Pombal, na Rua do Século, e em Agosto no habitual Jardim das Esculturas do Museu Nacional de Arte Contemporânea em Lisboa. Os concertos realizam-se às Sextas-feiras, pelas 19h30. Dia 8 de Julho poderá contar com o primeiro, de Bonga.
 
Ao longo de Julho e Agosto – Oficinas de Hip-Hop em Marvila
Até ao fim do Verão pode desfrutar de várias oficinas de beatbox, graffiti, escrita criativa, produção musical e breakdance na Biblioteca de Marvila. O próximo evento é uma oficina de beatbox, dia 9 de Julho, pelas 16h.
 
Porto
 
7 a 12 de Julho – Sebastianas em Freamunde
Como sempre, as tradicionais Sebastianas, celebradas em honra de São Sebastião, vão voltar a Freamunde para seis dias de animação e festa. Realizadas na freguesia de Paços de Ferreira, vão estar presentes as arruadas com bombos, a marcha alegórica, a procissão e, claro, as vacas de fogo! Também poderá contar com concertos de Herman José, Boss AC, Resistência e The Legendary Tigerman.
 
8 a 9 de Julho – Festival de Cinema e Futebol
À primeira vista, futebol e cinema parecem não ter muito em comum. Mas, a verdade é que têm, pois ambos são espetáculo – arte e entretenimento. São veículos para a abstração – fuga à realidade. O cinema pode não conseguir retratar as emoções do futebol, mas ajuda-nos a conhecer melhor o desporto-rei. Neste evento poderá ver, sentir e discutir futebol. 
 
Desde muito cedo ligada ao mar pela pesca, produção de sal e construção naval, Matosinhos passará a destacar-se também, a partir do século XII, como terra de afamados “homens do mar” ligados ao comércio marítimo. Durante os séculos seguintes, com a Expansão Marítima, passou a ser uma terra de marinheiros, pilotos, contramestres, capitães de navios e… piratas. Este evento destina-se a todas as idades e trata-se de uma recriação animada dos tempos em que os piratas caminhavam a costa de Portugal.
 
8 a 10 de Julho – Festa da Bifana
A 6ª Festa da Bifana decorre este fim de semana em Areinho Oliveira do Porto. O evento tem um cartaz rico em animação musical, com concertos de Paulo Gonzo e Micaela, e tasquinhas onde podem ser degustadas as famosas bifanas. 
 
Se tem interesse em descansar enquanto caminha por um jardim, então vá a Vila Nova de Gaia e fique a conhecer diversas plantas aromáticas e os seus usos no Cantinho das Aromáticas. No final, poderá degustar da infusão do dia. A visita decorre das 10h às 11h30. 
 
Todos os sábados – Dias com Energia
Esta iniciativa da Porto Lazer deixou de ser um programa sazonal e é agora uma atividade anual. A Câmara Municipal do Porto comunicou ainda que nos meses de primavera e verão, o programa irá estende-se até ao Parque da Cidade nas manhãs de domingo. Tratam-se de aulas gratuitas de Pilates, Yoga e Taichi todos os sábados de manhã, entre as 09h e as 12h, nos Jardins do Palácio de Cristal, junto à Concha Acústica, ou, em caso de mau tempo, no interior do Pavilhão Rosa Mota. 
 
Outros
 
A 7ª edição do “EDP – Música no Rio, os outros sons do Fluviário” tem lugar nos fins-de-semana de 8 e 9 e 17 e 18 de Julho. Trechos de Mozart, Samuel Barber e Beethoven compõem a actuação da Sinfonietta de Lisboa, com a soprano Isabel Alcobia, na noite de abertura do Festival, dia 8 de Julho. No sábado 9 de Julho, os Latitude Quatro apresentam Músicas do Mundo ou, como designam, “Músicas Portuárias” de Inglaterra, Itália, Portugal e Argentina. Os bilhetes são um euro e os espetáculos às 21h30.
 
Este sábado pode percorrer os trilhos do passado no Vale do Lapedo e no Abrigo do Lagar Velho, para visitar o Menino do Lapedo, um esqueleto com cerca de 29 mil anos. O vale, com a sua morfologia encaixada e escarpas altas e abruptas, possui características únicas que merecem uma visita. Para participar é necessário efetuar a sua inscrição até às 14h de Sexta-feira. A iniciativa começa às 10h30, tem uma duração de duas horas e abrange uma extensão de seis quilómetros.
 
Coimbra vai viver grandes momentos de animação, com a realização das Festas da Cidade de Coimbra e da Rainha Santa Isabel 2016, que prestam culto à padroeira da cidade. As celebrações representam o ponto alto do calendário de eventos deste ano e contam com um dos melhores e mais variados programas de sempre. Pode contar com concertos, visitas guiadas, procissões, fados, eventos desportivos, entre muitas mais atividades.
 
Até 17 de Julho – Feira do Livro de Braga 
A Feira do Livro de Braga apresenta um programa completo para toda a família com inúmeras exposições sobre livros e escritores, tertúlias, apresentações de livros, concertos, workshops e muitas atividades para os mais pequenos.
 
8 a 10 de Julho – Feira Medieval de Porto Salvo
Estamos na época alta das feiras medievais e Porto Salvo não vai ficar de parte. Nesta feira vai poder contar com músicos típicos da época, desfiles, teatros de rua, espetáculos de fogo, jogos, danças e muito mais. Também poderá visitar as tascas e as tendas com produtos artesanais e reminiscentes destes tempos.

Comentários

comentários

Etiquetas

BN TV

O Boas Notícias está de volta!

Pub

Aid Global

Live Facebook

Correio do Leitor

Subscreva a nossa Newsletter!

Receba notícias atualizadas no seu email!
* obrigatório

Pub