Em Destaque Semana à borla

Semana de 30 de junho a 6 de julho

Não deixe de aproveitar as sugestões de eventos culturais e outras iniciativas gratuitas!
Versão para impressão
Norte

Mercado de Artesanato – Porto

O artesanato nacional em geral e da região em particular presente, numa feira onde quase tudo é feito à mão. A Feira de Artesanato do Porto tem lugar entre a Praça Parada Leitão. No mercado, o público pode conhecer os produtos artesanais de cerca de 80 comerciantes, enquanto passeia pelo Centro Histórico do Porto. Sendo um evento ao ar livre, o seu funcionamento está sempre dependente das condições climatéricas. Esta feira foi uma das primeiras dez a receberem o “selo” de qualidade promovido pela Porto Lazer, em articulação com o Pelouro de Fiscalização e a Polícia Municipal, com a designação “Mercados Urbanos do Porto”. A feira realiza-se dia 30 de junho e 1 de julho.

Open House Porto 2017 – Porto, Gaia, Matosinhos

A arquitetura voltará a estar de portas abertas a 1 e 2 de julho 2017, nas cidades do Porto, Gaia e Matosinhos. Depois do enorme sucesso das duas primeiras edições, com 11 000 visitas realizadas em 2015 e 30 000 em 2016, a terceira edição do Open House Porto já tem data marcada. Nos dias 01 e 02 de julho um vasto conjunto de espaços do Porto, de Gaia e de Matosinhos vão abrir as suas portas, mostrando a excelência do património arquitetónico das três cidades. Para esta edição está previsto um roteiro com 60 espaços, mais nove do que a edição anterior.

Vinho no Antigo Egipto – Porto

Conferência por Sofia Fonseca e promovida pela Sociedade Portuguesa de Antropologia e Etnologia na Fundação Eng.º António de Almeida, Rua Tenente Valadim (sala 3), sobre o tema: “O vinho no Antigo Egipto: um estudo iconográfico das tumbas da necrópole Tebana”.

Fado de Coimbra – Porto

Fado de Coimbra no programa “PlayTime” no “La Vie”, no dia 7 de julho pelas 18h30. A entrada é livre e terá a duração de pelo menos hora e meia, pelo que quem sair do trabalho muito tarde, não tem problema, haverá fado que chegue para vos satisfazer seja a que horas conseguirem chegar!

ESMAE Jazz Jam Sessions – Porto

Jazz Jam Sessions todas as terças-feiras no Café Concerto Francisco Beja, na ESMAE. Entrada livre, com convite ao donativo consciente para o departamento de jazz.

 

Centro

 

Festas da Cidade – Coimbra

Na primeira semana do mês de julho, Coimbra transforma-se num enorme espaço de festa. São as Festas da Cidade de Coimbra 2017 que prometem encher de animação, não só os mais emblemáticos espaços, mas também os recantos mais típicos de Coimbra.

Mea Jazz – Mealhada

Primeiro festival de jazz na Mealhada a decorrer dia 30 de junho e 1 de julho, na Quinta da Nora.

Festa Vista Alegre 2017 – Aveiro

Em Honra de Nossa Senhora da Penha da França. Workshops, gastronomia, atividades culturais e descontos especiais.

30 de Junho (sex)

22h – O Auto da Compadecida

1 de Julho (sáb)

22h – Hélder Moutinho

2 de Julho (dom)

11h30 – Missa (Capela de N. Sra. da Pena da França)

17h – Procissão (Ruas da Fábrica e do Bairro Social)

22h – Patinho feio

3 de Julho (seg)

22h – EDEVEZ

 

Figuras, Figurinhas e Figurões – Aveiro

Exposição de trabalhos em EVA e Pirogravura. “Figuras, Figurinhas e Figurões” é da autoria de Hilário Monteiro & Rosa Santos. São uma equipa, trabalham em conjunto. Juntos somam e condensam ideias concretizando vários trabalhos, obras pirogravadas na madeira personalizadas, e um sem número de personagens ou profissões em EVA, podendo mesmo juntar se as duas técnicas. Exposição patente até dia 14 de julho

Horário: seg a sex 9h00 – 18h00

 

Lisboa e Vale do Tejo

 

Forró do Pablito – Lisboa

A sua melhor opção de sexta-feira, é o Forró do Pablito no Martim Moniz, o verão chegou e nada melhor do que dançar ao ar livre.Quem dança é muito mais feliz.

Jardim de verão – Lisboa

Depois do sucesso da 1ª edição, que em 2016 assinalou o 60º aniversário da Fundação Calouste Gulbenkian, uma grande diversidade de iniciativas volta a animar o jardim e outros espaços da Fundação, ao longo de quase um mês, com a programação a intensificar-se aos fins-de-semana. De 23 de junho a 20 de julho, concertos, filmes, leituras encenadas, conversas, conferências, workshops e atividades para famílias, entre outras iniciativas, preenchem o programa que reflete a intervenção multifacetada da Fundação Gulbenkian, não apenas no campo das artes, mas também na ciência e nos projetos comunitários que apoia e promove.

Festa do Património – Lisboa

A Direção Geral do Património Cultural organiza pela primeira vez, a Festa do Património, um evento que queremos que se constitua como uma efeméride, a realizar anualmente no primeiro Sábado do mês de Julho. O objetivo é dar a conhecer ao público as diversas vertentes do Património Cultural através de atividades de animação de participação gratuita: ateliers de conservação e restauro, workshops de artesanato, azulejaria e arqueologia, gastronomia, teatro e recreação histórica, música, visitas guiadas, entre outras.

Caminhada na Serra de Sintra “Caminho do Pôr do Sol” – Sintra

O Caminho do Pôr do Sol, leva-nos por um ambiente mágico de verde e aguas sussurantes até ao Adronunes, um monumento de culto pré-histórico com uma vista indescritível e onde vamos assistir ao Pôr do Sol, e falar do significado astronómico do solsticio, dos calendários, e entre outras curiosidades da curiosa relação do Solsticio com o dia de Natal. O regresso faz-se pela Peninha, onde já teremos que usar os nossos “olhos de gato” pois a luz já não será muita.

 

Sul

 

Festas em Honra do Imaculado Coração de Maria – Castro Marim

Altura celebra as tradicionais Festas em Honra do Imaculado Coração de Maria! Às Festas junta-se a Feira de Artesanato de Altura, que, no mesmo espaço, exibe uma genuína mostra das artes e ofícios locais, com uma enorme variedade de doçaria regional.

Feira das Hortas – Monchique

A IV edição da Feira das Hortas vai sair à rua nos próximos dias 1 e 2 de julho, com o objetivo de promover e divulgar a agricultura familiar de Monchique e os seus produtos agrícolas, nomeadamente a hortofruticultura.

 

Madeira

 

Arraial Santos Populares – Funchal

O Sindicato dos Professores da Madeira organiza o Arraial de Santos Populares dia 30 de junho. Com muito ritmo, sardinha assada e churrasco, a festa irá ser ao rubro!

 

Açores

 

Feira de Artesanato – Madalena do Pico

Trazendo ao Centro da Vila o que de melhor se produz no artesanato picoense, o certame contará com uma vasta diversidade de produtos.

Comentários

comentários

BN TV

O Boas Notícias está de volta!

Live Facebook

Correio do Leitor

Subscreva a nossa Newsletter!

Receba notícias atualizadas no seu email!
* obrigatório