Em Destaque Semana à borla

Semana de 2 a 8 de junho

Não deixe de aproveitar as sugestões de eventos culturais e outras iniciativas gratuitas!
Versão para impressão
Norte

Serralves Em Festa!– Porto
O maior evento da cultura contemporânea em Portugal e um dos maiores da Europa, está de volta a Serralves. Dias 2 e 3 de junho na baixa do Porto e 2, 3 e 4 na Fundação de Serralves. São centenas de atividades a decorrer nos vários espaços da Fundação de Serralves e em vários locais da cidade do Porto.

Fernando Anitelli Trio – Porto

Não perca dia 2 de junho, na casa da Música o ator, instrumentista, compositor, o brasileiro Fernando Anitelli. Responsável pela criação de O Teatro Mágico, projeto que mistura arte circense, cultura, poesia e discussões políticas. Desde os 13 anos que Anitelli brinca com arranjos e melodias, tendo integrado a partir daí no seu percurso artístico tudo o que foi experimentando, da comunicação social ao teatro. Não é necessário proceder a levantamento de bilhete.

Mini- Mercado – Leça da Palmeira

Das 10h às 17H, dia 4 de junho, as famílias vão poder montar a sua “banca” e colocar à disposição os artigos em desuso e trocá-los por outros mais atrativos ou necessários, ou vendê-los a um preço simbólico. Durante o dia serão realizadas visitas ao Museu e ateliês, orientados pelo serviço educativo.

Feira Rural á Moda Antiga – Porto

Nos dias 3 e 4 de junho, o Jardim de Arca de Água recebe a XVII Feira Rural à moda antiga e a IX Feira das Tradições, numa organização conjunta entre o Rancho Folclórico de Paranhos e a Junta de Freguesia de Paranhos.

Som e Fúria – Porto

“Marcamos encontro para quando?” – é a interrogação que abre Macbeth, tragédia que nos deixa cheios de dúvidas e enigmas a voltear na cabeça. Dois dias após a estreia, “pedimos duas horas emprestadas à tarde” para discutir uma obra que parece atrair todos os superlativos: a mais rápida, a mais enigmática, a mais maligna ou até a mais moral das tragédias de William Shakespeare. Não perca no Teatro Nacional São João, 3 de junho.

 

Centro

 

Feira Cultural de Coimbra – Coimbra

A Feira Cultural de Coimbra tem como objetivo a promoção, divulgação e incentivo à participação em atividades culturais, nas suas vertentes tradicionais e contemporâneas. O evento surge em prol do reposicionamento de Coimbra, enquanto cidade do conhecimento, da criatividade e da cultura, no roteiro cultural nacional. A Feira dá destaque aos livros e ao artesanato, pretendendo, desta forma, fazer refletir a atividade artística e cultural da cidade.

Exposição Ana Branco – Aveiro

Do Design industrial, a sua formação, surge esta paixão por ilustração. Ana Branco utiliza, caixas de cartão, papel de jornal, tintas e cola, para exprimir a sua Arte. Composições coloridas surgem através da utilização de técnicas e ideias próprias que surgem á medida que o trabalho avança. Nesta exposição em particular, a artista altera o suporte, unindo assim o seu trabalho habitual à tapeçaria. Deste trabalho resultam tapetes decorativos dotados de expressividade e cor. Pode ver esta exposição no dia 2 de junho, em Aveiro. Veja AQUI a localização.

Tertúlia de Viagem e Exposição Fotográfica, Cidade Selvagem – Aveiro

No próximo dia 3 de junho pelas 21:30 será a inauguração da exposição deste projeto da autoria do fotógrafo brasileiro Gustavo Fonseca. Também poderá participar numa tertúlia de viagem sobre este projeto e a zona de Rio Grande do Sul (Brasil) conduzida pelo Biólogo Lucas  Terres de Lima.

Mercado Antigo – Estarreja

A Praça Francisco Barbosa transforma-se num local de vida de outras épocas. Recua no tempo até ao início do século XX, encenando formas de viver tão distintas dos nossos dias, separadas por mais de 100 anos de distância. Serão atribuídos prémios para Melhor Traje, Melhor Espaço de Venda e Melhor Encenação. Não perca esta viagem no tempo nos dias 3 e 4 de junho.

Dia Internacional da Criança – Figueira da Foz

A Câmara Municipal da Figueira da Foz promove, no dia 3 de junho, na Praia de Buarcos entre as 10H00 – 12H30, e no Parque das Abadias, em frente ao Centro de Artes e Espectáculos, entre as 14H00 e as 18H00, uma grande festa dedicada a comemorar o Dia Internacional da Criança

 

Lisboa e Vale do Tejo

 

Mercado Oitocentista de Arruda dos Vinhos – Arruda dos Vinhos

O Mercado Oitocentista de Arruda dos Vinhos é um evento de recriação histórica com mostra de costumes, artes, ofícios e gastronomia, com venda acessória de produtos, recriando o séc. XIX. A 4.ª edição irá realizar-se nos dias 2, 3 e 4 de junho. O Mercado Oitocentista é a recriação de um mercado rural e da vida quotidiana numa pequena vila rural, abordando histórias, temas e “personagens”, habitualmente presentes nestes mercados do séc. XIX.

Encontro com Marco Paulo e Lançamento do CD e DVD “Tour 50 anos” – Lisboa

Não falte a este encontro com Marco Paulo, uma figura incontornável da música portuguesa, e fique a conhecer a biografia oficial que assinala os 50 anos de carreira do músico. O encontro realiza-se na Fnac do Colombo pelas 18h30.

Showcase Ritchaz Cabral – Oeiras

Ritchaz Cabral é um dos maiores nomes da cultura cabo-verdiana em Portugal. Já lançou dois singles, “Kabalindadi” e “Um So Nason”, e um EP, “Mal Famadu”. Depois de alguns concertos e showcases volta aos palcos, continuando assim a mostrar ao vivo o poder magnético dos seus ritmos e a magnitude das suas letras. Não perca na Fnac de Oeiras às 18h30.

Feira do Livro – Lisboa

De 1 a 18 de junho, a Feira do Livro está de regresso para mais uma edição que promete novidades para toda a família. A programação do certame conta com os habituais debates, apresentações, lançamentos e sessões de autógrafos, assim como um vasto programa dedicado às famílias e crianças. Alguns dos grandes editores reforçam a sua presença nesta edição, aumentando o seu espaço de exposição e intensificando a programação.

Bicicletada – Lisboa

Atividade gratuita aberta a todas as pessoas de todas as idades. Basta aparecer de velocípede. A velocidade é reduzida e o passeio muito pacífico, sendo fácil para qualquer pessoa que saiba andar minimamente de bicicleta. Normalmente dura entre uma hora e hora e meia e o percurso é sempre definido na altura pelos participantes. Ponto de encontro: Parque Eduardo VII, no Marquês de Pombal.

Street Fest – Lisboa

Dia 3 e 4 de Junho, a Praça do Martim Moniz abre portas para uma nova edição do Street Fest. O Mercado de Fusão vai receber este evento numa parceria com a NCS, produtora do Outjazz

 

Sul

 

Apresentação do Livro: “Gente de Faro”, de Lina Vedes – Faro

Organizado pela Câmara Municipal de Faro o livro de Lina Vedes, “Gente de Faro” irá ser apresentado na Biblioteca António Ramos Rosa, no dia 2 junho.

Exposição Documentar Algarve Interior – Vila Real de Sto. António

Inaugura no Centro de Investigação e Informação do Património de Cacela/CMVRSA, em Santa Rita, na antiga escola primária, no dia 2 de junho, 6ª feira, pelas 18h00, a exposição “Documentar o Algarve Interior”. “Documentar Algarve Interior” é o nome do projeto desenvolvido entre 2010-2015 pela Algarve Film Commission com o apoio financeiro do PRODER, incidindo sobre os concelhos de Albufeira, Alcoutim, Castro Marim, Faro, Loulé, São Brás de Alportel, Tavira e Vila Real de Santo António. É também o mote para esta exposição que nos leva a relembrar algumas das tradições populares e práticas expressivas que ainda se mantêm vivas e fazem parte da memória e identidade coletiva do interior algarvio.

 

Madeira

 

Larga quem não te agarra – Livro de Raul Minh’alma– Funchal

Um livro que dá voz aos corações que sofrem e às mentes que sonham e não querem deixar de acreditar no amor e na vida, apresentado na Fnac Funchal no dia 2 e 3 de junho pelas 19h.

 

Açores

 

Subida ao Vulcão dos Capelinhos com um geólogo – Horta

Realização e interpretação do trilho pedestre do Vulcão dos Capelinhos, no dia 3 de junho, para promoção do património geológico local. Ação realizada no âmbito da Semana Europeia de Geoparques. O ponto de encontro será no Centro de Interpretação do Vulcão dos Capelinhos e aconselha-se os participantes a levarem água e protetor solar.

Comentários

comentários

BN TV

O Boas Notícias está de volta!

Live Facebook

Correio do Leitor

Subscreva a nossa Newsletter!

Receba notícias atualizadas no seu email!
* obrigatório