Em Destaque Semana à borla

Semana de 14 a 20 de julho

Sugestões de eventos culturais e outras iniciativas sem gastar um tostão!
Versão para impressão
Norte

MPB Bossa – Porto

Dois grandes expoentes da música brasileira, Roberto Menescal e André Rio, entregam-se a releituras de clássicos da bossa nova e da MPB. Com mais de 60 anos de carreira, Menescal foi mesmo um dos fundadores do género que imortalizou nomes como Jobim, Vinícius ou João Gilberto, tendo assinado vários êxitos, a exemplo de “O Barquinho”, “Você”, “Nós e o Mar” e outras pérolas. André Rio, cantor e compositor pernambucano, anda há 20 anos a compor e disseminar pelo mundo alguma da melhor MPB das últimas décadas. Com eles apresenta-se uma figura de relevo da música instrumental, Luciano Magno, num concerto que é uma celebração da riqueza musical do Brasil. No dia 14 de julho, na Casa da Música, às 22h.

Feira de Antiguidades e Velharias – Porto

Feira de Antiguidades e Velharias que se realiza, nos terceiros sábados de cada mês, na Praça do Dr. Francisco Sá Carneiro (antiga Praça Velásquez).

Mercado Urbano “Familia Desce à Rua!” – Porto

Um mercado repleto de artesãos com muito bom gosto! Produtos para todas as idades e gostos (bijuteria, sabonetes, brinquedos de madeira, doces e compotas, textil, pinturas, arte floral. No primeiro fim de semana (sábado e domingo) e no terceiro domingo de cada mês, a Rua das Galerias de Paris recebe uma feira de artesanato urbano , apoiada pela Câmara Municipal do Porto, através da PortoLazer. Os interessados em participar saber mais informação sobre o evento, devem contactar a organização através do e-mail indicado. Como decorre ao ar livre, o evento está sempre dependente de condições climáticas favoráveis.

Somersby Porto Sunday Sessions – Porto

É a 6ª edição do Somersby Porto Sunday Sessions. De volta para animar as tardes de Domingo no Porto! Dia 16 de julho com o DJ João Tenreiro, no Passeio Alegre.

ESMAE Jazz Jam Sessions – Porto

Jazz Jam Sessions todas as terças-feiras no Café Concerto Francisco Beja, na ESMAE. Entrada livre, com convite ao donativo consciente para o departamento de jazz.

 

Centro

 

Café Paris – Coimbra

O fado veio a Paris. Esta sexta-feira, dia 14 de julho, se está em Coimbra  ouça e sinta o fado no Café Paris, a partir das 22h com vozes e interpretações fantásticas.

Observação Noturna – Coimbra

Dia 15 de julho, pelas 21h30, no Parque Verde Mondego (junto ao Urso) será feita uma observação aberta ao público, onde terão a oportunidade de ver através de telescópios os mais diversos objectos celestes. Um evento organizado por Alpha Centauri, com entrada gratuita.

Quebra Jazz – Coimbra

Marta Hugon tem vindo a estabelecer uma identidade cada vez mais sólida dentro do universo dos singer-songwriters portugueses. Tendo como sua primeira casa o jazz – ensinou na escola do Hot Clube de Portugal e foi solista da respetiva Big Band – a cantora lançou o seu primeiro disco em 2005, dando assim início a uma carreira que se destaca pela consistência mas também por uma constante necessidade de se reinventar musicalmente. Dias 14 e 15 de julho, pelas 22h00, nas escadas do Quebra Costas.

Teatro do Montemuro – Coimbra

O Teatro  está de volta a Coimbra, para mais uma grande noite de teatro ao ar livre, no Pátio da Inquisição. A entrada é livre! “A Serra do Montemuro é conhecida, desde longa data, pela riqueza das suas gentes e das suas histórias, dos seus terrenos em volta: turfeiras abundantes, ouro (hoje quase exausto, após a exploração romana), e mais recentemente o vento (que de certo modo inverteu o sentido da frase “e tudo o vento levou”), mas sobretudo pela abundância de pedras, algumas delas raras e preciosas, que ainda hoje se descobrem, a par e passo. Atesta-o a memória ainda viva e expressa em algumas lendas, como por exemplo a Lenda do Fojo dos Três Caminhos, onde a alma da serra se mistura com a vida dos Exploradores da Terra. Dia 14 de julho, pelas 22h00, no Pátio da Inquisição.

Manta de Ourelos -Belmonte

Manta de Ourelos nasceu na beira baixa, com base das suas raízes tradicionais com o intuito de divulgar instrumentos tradicionais e medievais. O seu repertório tem como base músicas perdidas no tempo, e músicas medievais. As suas harmonias são transmitidas com a alma dos músicos onde nos transporta para muitos séculos atrás. Os seus instrumentos principais são as gaitas de fole, sanfona, caixa beiroa e bombo, bouzuki entre outros. Dia 20 de julho, às 21h no coreto!

 

Lisboa e Vale do Tejo

 

Miguel Araújo – Loures

Miguel Araújo vai subir ao palco do pavilhão do Sacavenense, no próximo dia 14 de julho, pelas 22h00. O autor da conhecida música “Os Maridos das Outras” vai estar em Sacavém no arranque de mais uma edição das Festas de Loures.

Percurso noturno por Bucelas – Loures

No dia 15 de julho, participe no percurso noturno, uma caminhada circular pela freguesia de Bucelas, que terá a distância de 13 quilómetros.As caminhadas noturnas, nesta altura do ano, são uma excelente opção, porque permitem realizar exercício com temperaturas amenas e ainda usufruir de toda a envolvência da noite, quer com alguma luminosidade, quer com escuridão quase absoluta.A observação do céu também pode ser uma prática interessante para realizar à noite. Nos arredores de Lisboa existem zonas que, pelas suas caraterísticas morfológicas ou de proximidade do mar ou do rio, possuem boas condições para este tipo de atividade, como é o caso de Loures, Sintra, Lisboa ou Almada. A partida está marcada para as 20h00, junto ao Museu do Vinho e da Vinha, em Bucelas, e terá a duração aproximada de cinco horas. Para participar, basta inscrever-se, até ao dia 13 de julho, através do endereço eletrónico dd@cm-loures.pt

 

Noite Wagner – Lisboa

Die Meistersinger, ópera em três atos estreada em Munique em 1868, para além de ser uma das mais longas óperas do repertório lírico, é a única comédia da maturidade de Richard Wagner. A história centra-se na personagem real de Hans Sachs, sapateiro-poeta que, em meados do século XVI viajou pela Alemanha como mestre cantor. Eis uma ópera de Wagner povoada por gente comum, sem quaisquer poderes mágicos ou sobrenaturais como no drama medieval de Tristan und Isolde, estreada também em Munique em 1865 e que foi apresentada este ano na temporada do TNSC, ou em Parsifal, essa longa viagem espiritual que, dada a mensagem declaradamente cristã, Wagner preferiu classificá-la de obra sacra para cena que se estreou no Bayreuth Festspielhaus, em 1882, um ano antes da morte do compositor. Dia 14 e 15 de julho, no Largo do Teatro Nacional São Carlos.

 

Ciclo de Cinema ao Ar Livre – Lisboa

As noites de Verão na Freguesia de Santo António vão estar mais animadas a partir do dia 1 de julho, altura em que se dá início à agenda de noites dedicadas à Sétima Arte, com Cinema no Verão.No dia 15 de julho assista ao filme: Annie (1982).

 

Sul

 

Lota Cool Market – Portimão

“A Teia D’Impulsos – Associação Social, Cultural e Desportiva (TDI) e a Designer Diana Condesso, têm o prazer de anunciar a 4ª edição do Lota Cool Market a acontecer nos dias 14 a 16 de Julho de 2017. Este evento terá lugar mais uma vez no edifício da Antiga Lota de Portimão e zona envolvente nos mesmos moldes em que funcionou com bastante sucesso nas edições anteriores. As novidades deste ano passam pela duração do mesmo que decorrerá em três dias para colmatar os desejos de participantes e visitantes que o têm vindo a sugerir, e pela data escolhida para a certeza de condições meteorológicas favoráveis ao sucesso do evento.

 

“Descobridores” – Tavira

A Câmara Municipal de Tavira e Associação Baixa de Tavira convida-o a assistir às XIII Cenas na Rua com o Teatro e Marionetas de Man. Dia 15 de julho com espetáculos ás 10h e 11h30.

 

Madeira

 

Explorando o Jardim de Plantas Aromáticas e Medicinais – Funchal

Um jogo divertido e didático, de espionagem e de orientação, em que os participantes têm oportunidade de explorar o Jardim de Plantas Aromáticas e Medicinais do Museu de História Natural do Funchal e onde aprendem, por exemplo, a origem do alecrim, o uso mais comum do cebolinho ou o nome da família botânica a que pertence a babosa.

 

Açores

 

Abuso sexual e maus tratos – Ponta Delgada

Formação com o Professor Doutor José Pinto da Costa. Inscrição gratuita.

Programa:

Violência Doméstica

Crimes Sexuais

Enquadramento legal dos crimes de natureza sexual

Abuso sexual, o mau trato físico: Exame médico-legal

Comentários

comentários

BN TV

O Boas Notícias está de volta!

Live Facebook

Correio do Leitor

Subscreva a nossa Newsletter!

Receba notícias atualizadas no seu email!
* obrigatório