Sociedade

Sé de Leiria vai celebrar missas em língua gestual

A Sé de Leiria vai passar a celebrar missas com a respetiva tradução em língua gestual portuguesa.
Versão para impressão
A Sé de Leiria vai passar a celebrar missas com a respetiva tradução em língua gestual portuguesa, com o objetivo de permitir aos surdos uma participação mais consciente nas eucaristias.
 
A alteração vai ser introduzida já a partir deste sábado, segundo disse José Augusto Rodrigues, vigário paroquial, à agência Lusa. Futuramente, as eucaristias com tradução vão realizar-se em todos os últimos sábados do mês.
 
De acordo com José Augusto Rodrigues, a iniciativa ambiciona proporcionar “mais presença, mais participação, mais integração e mais comunhão eclesial” por parte da comunidade surda. 
 
O padre acrescentou que, com esta novidade, está a ser cumprida uma “missão” cristã de integração e de destruição de barreiras “uma vez que a Igreja deve inquietar-se com os obstáculos que causam constrangimentos junto de um grupo que sofre de limitações físicas”. 
 
A leitura deste sábado, que será a primeira, vai ser feita, simbolicamente, em língua gestual, sendo ao mesmo tempo traduzida oralmente para os restantes fiéis. 
 
Segundo o pároco, já se realizou um primeiro “ensaio” no dia de Natal, que, “para muitos dos cerca de 50 surdos que marcaram presença, foi a primeira vez que puderam entender o que se dizia na celebração mais importante da sua fé”. 
 
As missas em questão decorrem às 19.00h de todos os sábados e são “simples, sem grupo coral”, juntando por norma cerca de uma centena de pessoas.
 

Comentários

comentários

Pub

Live Facebook

Correio do Leitor

Subscreva a nossa Newsletter!

Receba notícias atualizadas no seu email!
* obrigatório

Pub