Sociedade

Saúde: Um euro por semana para equipar uma unidade

NULL
Versão para impressão
A comunidade de Darque, em Viana do Castelo, ajudou a equipar um complexo – que engloba uma unidade de cuidados continuados e um lar de idosos – com donativos da população (cerca de um euro por semana, por pessoa). A unidade está em fase de conclusão e esta ajuda permitiu equipar nove quartos.

A maior parte dos idosos daquela localidade estão dispersos por vários lares que ficam longe da freguesia de Darque. “Uns em Vila Franca, outros em Vila Nova de Anha, e outros até mais longe”, disse ao Boas Notícias, Maria José, secretária do centro paroquial.

“A unidade de cuidados continuados e o lar de idosos são muito importantes para a nossa comunidade, já que vão permitir que os idosos fiquem agora perto das suas famílias”, sublinhou a responsável.

O projeto partiu de uma iniciativa de Rosa Amorim, da Associação Sorriso do Idoso e Amigos do Coração de Darque, que contou com o apoio do Centro Paroquial de Darque e da ASIAC.

Para angariar donativos junto da comunidade, Rosa decidiu pedir a toda a população o donativo de um euro por semana. A recolha, que teve início em maio, foi feita sobretudo nos estabelecimentos comerciais da localidade.

O desafio foi superado pela comunidade. A população aderiu muito bem, conseguindo angariar cerca de 23 mil euros, segundo avançou a RTP.

Os donativos recolhidos ajudaram a unidade de cuidados continuados e o lar de idosos, contribuindo para equipar 9 quartos (com 18 camas) dos 32 quartos duplos da Unidade de Cuidados Intensivos.

Segundo a RTP, o projeto, que já está em fase de conclusão, representa um investimento total de 3 milhões de euros, sendo que parte do dinheiro veio do centro paroquial de Darque (e dos doadores) e o restanto do estado.

Comentários

comentários

Etiquetas

BN TV

O Boas Notícias está de volta!

Live Facebook

Correio do Leitor

Subscreva a nossa Newsletter!

Receba notícias atualizadas no seu email!
* obrigatório