Sociedade

“Saia do Escuro”: Um paint mob contra a depressão

Inicia-se, esta segunda-feira, a nova campanha nacional integrada sobre depressão. A marcar o arranque da iniciativa "Saia do Escuro - A Depressão tem tratamento" haverá um paint mob, que decorrerá em simultâneo em várias cidades do país.
Versão para impressão
Inicia-se, esta segunda-feira, a nova campanha nacional integrada sobre depressão. A marcar o arranque da iniciativa “Saia do Escuro – A Depressão tem tratamento” haverá um paint mob, que decorrerá em simultâneo em várias cidades do país, com o objetivo de dar uma nova esperança a quem sofre com a doença.
 
Em Lisboa (Avenida Marginal Oriental, Parque das Nações, 11.00h), Matosinhos (Jardim Basílio Teles, 15.00h), Faro (Jardim Manuel Bivar, 10.00h), Évora (Jardim Público de Évora, 11.00h) e Coimbra (Parque Verde do Mondego, 10.00h), os cidadãos vão ser convidados a dar cor ao cenário negro da depressão, colorindo um muro onde estarão inscritos alguns dos sintomas desta doença psiquiátrica, uma das mais comuns na nossa sociedade.
 
Este paint mob é o primeiro passo de uma campanha mais ampla promovida pela farmacêutica Lilly com o apoio de várias sociedades e científicas e associações de doentes, que pretende alertar e esclarecer para os diversos tipos de depressão e salientar que esta doença, que afeta atualmente 20% da população portuguesa, pode ser tratada. A campanha é reforçada através do site www.saiadoescuro.pt onde os utilizadores podem encontrar várias informações úteis sobre esta doença.
 
De acordo com António Palha, presidente da Sociedade Portuguesa de Psiquiatria e Saúde Mental (SPPSM), a campanha “Saia do Escuro. A Depressão tem tratamento” poderá “dentro da perspetiva psicoeducativa, ajudar aqueles que sofrem de depressão a perceber que esta é uma doença tratável e que se os doentes forem bem acompanhados podem, de facto, ter uma melhor qualidade de vida”. 
 
Neste sentido, adianta o presidente da SPPSM, este tipo de iniciativas “são de grande importância já que ajudam os doentes e as suas famílias a perceberem melhor o que é a depressão e como lidar com esta patologia, fazendo-os sentir que podem estar apoiados na doença”.
 
Clique AQUI para aceder ao site “Saia do Escuro”.

Comentários

comentários

BN TV

O Boas Notícias está de volta!

Live Facebook

Correio do Leitor

Subscreva a nossa Newsletter!

Receba notícias atualizadas no seu email!
* obrigatório