Ciência

Rússia: Maior radiotelescópio de sempre em órbita

NULL
Versão para impressão

Cientistas russos colocaram no espaço o maior radiotelescópio construído até hoje que promete revolucionar a astronomia, conseguindo visualizar o universo com uma resolução 10 mil vezes maior do que outros aparelhos, como o famoso Hubble, avança a agência AFP.

De nome RadioAstron, este radiotelescócio – em forma de flôr – foi lançado a partir de Baikonur, no Cazaquistão, a 18 de julho, embora o aparelho apenas tenha começado a “abrir as suas pétalas” no sábado passado, avança a Agência Espacial Russa Roscosmos.

O objetivo deste projeto passa por realizar observações em conjunto com a rede global de telescópios terrestres de rádio, para obter imagens, coordenadas, movimentos e conhecer a evolução angular de diferentes emissores de rádio no universo.

Segundo a Roscosmos, os “cientistas também esperam obter mais informações sobre os buracos negros e as estrelas de neutrões na Via Láctea”.

O RadioAstron estará em funcionamento e em órbita durante cerca de cinco anos, avança a Roscosmos.

O Radioastron foi desenvolvido para o Programa Espacial Federal Russo pela Roscosmos em conjunto com o Centro Espacial Astro da Academia Russa de Ciências Lebedev Physical Institute, bem como alguns parceiros internacionais.

O projeto foi desenvolvido ainda durante a União Soviética, embora só agora tenha sido colocado em funcionamento.

Comentários

comentários

BN TV

O Boas Notícias está de volta!

Live Facebook

Correio do Leitor

Subscreva a nossa Newsletter!

Receba notícias atualizadas no seu email!
* obrigatório