Espetáculos e Exposições

Rui Lacas volta a brilhar no Amadora BD

Após ter ganho o prémio de melhor álbum português, em 2008, com a obra "Obrigada patrão", Rui Lacas voltou a repetir o feito na edição deste ano do festival Amadora BD. Desta feita, o álbum premiado foi "Asteroid Fighters - O Início".
Versão para impressão
Após ter ganho o prémio de melhor álbum português, em 2008, com a obra “Obrigada patrão”, Rui Lacas voltou a repetir o feito na edição deste ano do festival Amadora BD. Desta feita, o álbum premiado foi “Asteroid Fighters – O Início”.

Editado em 2009 pela ASA, trata-se do primeiro volume de uma trilogia de ficção científica na qual Rui Lacas se apropria do papel dos super-heróis para criar um grupo de personagens que defende a Terra de ameaças externas. A sequela deverá ser lançada no primeiro trimestre do próximo ano.

Os prémios de melhor argumento e melhor desenho – categorias para as quais o álbum “Asteroid Fighters” também estava nomeado – foram arrecadados por Filipe Melo (“As íncríveis aventuras de Dog Mendonça e Pizzaboy”) e Filipe Andrade, de apenas 24 anos (“BRK”). 

Fforam ainda atribuídos galardões em outras sete categorias: “A menina de Bois-Caiman”, da série “Os passageiros do vento”, de François Bourgeon, foi considerado o melhor álbum estrangeiro; “Mú – a cidade perdida”, criado por Hugo Pratt, foi eleito o clássico da nona arte; António Gomes de Almeida foi o vencedor do troféu de honra e Richard Câmara conquistou o prémio Ilustração para livro infantil, pelo álbum “O homem que ia contra as portas”.

Destaque ainda para “Zits – Paixão e outros usos para hormonas em excesso”, de Jerry Scott e Jim Borgman, que venceu na categoria de tiras humorísticas, e “Cadernos Moura BD”, considerada a melhor fanzine.

Os prémios são atribuídos pela organização do Festival Internacional de Banda Desenhada da Amadora à banda desenhada que é publicada todos os anos em Portugal.

Comentários

comentários

BN TV

O Boas Notícias está de volta!

Live Facebook

Correio do Leitor

Subscreva a nossa Newsletter!

Receba notícias atualizadas no seu email!
* obrigatório