Fitness & Bem-estar

Roteiro: Viva a República!

A 5 de outubro de 1910, o movimento republicano saiu à rua para reivindicar uma nova ordem e ideologia, numa sucessão de acontecimentos que marcaram a história da nação e da cidadania em Portugal. Cem anos depois, muito mudou em Portugal a começar pe
Versão para impressão
[Imagem: Comissão Nacional para as Comemorações do Centenário da República]

A 5 de outubro de 1910, o movimento republicano saiu à rua para reivindicar uma nova ordem e ideologia, numa sucessão de acontecimentos que marcaram a história da nação e da cidadania em Portugal. Cem anos depois, muito mudou em Portugal a começar pelos símbolos nacionais, como a bandeira e o hino, que este ano vão ser hasteados e entoados com o devido simbolismo no dia 5 de Outubro, um pouco por todos os municípios nacionais.
 
Para que saia também à rua  para festejar o Centenário da República, no feriado de 5 de outubro, deixamos-lhe aqui uma seleção de alguns dos diversos acontecimentos culturais e desportivos que vão acontecer por todo o país.

Lisboa
A capital vai ser o epicentro das comemorações. No Terreiro do Paço, a partir das 14h00 pode usufruir de um passeio de balão a 30 metros do chão. No mesmo espaço, a partir das 15h horas pode assistir a animação no Terreiro do Paço com ateliers de parkour, esgrima artística, ginástica acrobática e o evento Bicicleta da República.
 
Pelas 21h30 também no Terreiro do Paço pode assistir a mais um espectáculo multimédia com animação e efeitos 3D, projetado em toda a fachada do arco da Rua Augusta .
 
No Palácio de Belém, a residência oficial do Presidente da República, pode assistir de forma gratuita à atuação da fadista Mariza, Anaquim e Sons do Tejo.

Ali ao lado, o CCB propõe uma viagem ao início do século XX através da música, dando a conhecer uma nova obra em estreia absoluta, encomendada especificamente para o efeito a João Pedro Oliveira.
 
No Teatro São Carlos, há que conferir a versão em concerto da ópera “Dona Branca”, de Alfredo Keil, um drama lírico que se estreou precisamente no teatro lisboeta.
 
No Baile da República, na véspera, pode ir à Fonte Luminosa, onde Manuel João Vieira é o mestre de cerimónias de um grande baile com Pedro Burmester, Vitorino, B Fachada e Orquestra Imperial, entre outros.

Quem vaguear pela capital arrisca-se ainda a tropeçar na iniciativa Música nas Praças e a encontrar artistas como os Pequenos Violinos da Metropolitana, Gonçalo Pescada ou o Septeto do Hot Clube, de acordo com o Guia do Lazer.

Espinho
Em Espinho, aconselha-se o concerto no Auditório da cidade que junta o pianista Paulo Oliveira à Orquestra Clássica de Espinho. Pode também assistir ao inicio das sessões de teatralização “Da Monarquia Constitucional à República” até dia 31 no Forúm da Arte e Cultura de Espinho, dirigido ao público infanto-juvenil.

Leiria
Em Leiria, o espectáculo “Os Fados da República” lembram a música e a poesia da época no Teatro José Lúcio da Silva às 21h30.

Viana do Castelo
Em Viana do Castelo pode assistir pelas 11h à inauguração da avenida 5 de Outubro de 2010, relativa à Implantação da República, numa ação organizada pelo centro Republicano e Democrático de Arcos de Valdevez.

Não perca também Espectáculo “Sons da República” no Teatro Sá de Miranda, com a participação da Orquestra Sinfónica da Escola Profissional de Música de Viana do Castelo, Oficina de Teatro do CCAM (poesia), Cantadeiras do Vale do Neiva, os fadistas Rui Cunha e Maria Cunha, Tuna de Veteranos de Viana e do cantor de intervenção Francisco Fanhais.

Porto
No Teatro Municipal pode assistir ao concerto Ensemble Lusi Voce – Os compositores da 1ª república, pelas 21h30 onde 14 cantores, maestro e pianista dão voz a alguns dos mais importantes compositores da música portuguesa na primeira metade do séc.XX.

Comentários

comentários

BN TV

O Boas Notícias está de volta!

Live Facebook

Correio do Leitor

Subscreva a nossa Newsletter!

Receba notícias atualizadas no seu email!
* obrigatório