Em Destaque Turismo

Rota dos Contos de Fadas: uma viagem encantada pela Alemanha

Uma boa opção para umas férias em família
Versão para impressão
Uma boa alternativa aos habituais parques temáticos, a Rota dos Contos de Fadas garante muita diversão a miúdos e graúdos – afinal, todos se deliciam com estas histórias editadas pelos irmãos Grimm há mais de 200 anos e que fazem parte do Património UNESCO.

Embora tenham sido autores de outras obras importantíssimas (como o Dicionário Alemão), Jacob Ludwig Carl Grimm e Wilhelm Carl Grimm, mais conhecidos como Irmãos Grimm, tornaram-se mundialmente famosos devido à sua coletânea de contos infantis editada em 1812 e que integra o Registo da Memória do Mundo da UNESCO desde 2005.

Dessa coletânea fazem parte O Capuchinho Vermelho, A Bela Adormecida, Cinderela, Rapunzel, O Pequeno Polegar, Hansel e Grettel e o Flautista de Hamelin, entre muitas outras histórias tradicionais que os irmãos recolheram na Alemanha (algumas tiveram versões noutros países, como O Capuchinho Vermelho, publicada inicialmente em França, mas a mais conhecida é a dos Irmãos Grimm).

É uma das rotas mais antigas e populares da Alemanha e liga os contos e a vida dos irmãos Grimm num total de 600 quilómetros, entre Hanau (perto de Frankfurt) e Bremen (com voos diretos low cost desde Portugal). O percurso inclui cidades medievais, castelos e palácios e paisagens naturais de uma beleza única.

Eis alguns dos lugares encantados e eventos mágicos:

Kassel

Durante mais de 30 anos, os irmãos Grimm residiram nesta cidade e grande parte do seu trabalho de recolha de cerca de 200 contos aconteceu a partir daqui.

Inaugurado em 2015, o museu GRIMMWELT Kassel acolhe cópias anotadas desses contos, que integram o Registo da Memória do Mundo da UNESCO desde 2005, e revela tudo sobre vida e obra dos autores (assim como sobre um terceiro irmão, raramente mencionado, o pintor e ilustrador Ludwig Emil Grimm). Interativo, disponível em diferentes línguas através de uma app, aos mais novos propõe atividades como caça ao tesouro ou um divertido quiz sobre as famosas histórias infantis.

www.grimmwelt.de/en

Bremen

Quase todas as crianças conhecem os Músicos de Bremen mas só nesta cidade podem vê-los ao vivo: de maio a setembro, todos os domingos, pelas 12h00, na praça da Catedral, atores dão vida às conhecidas personagens. O espetáculo é gratuito.

A não perder também, o edifício da Câmara Municipal, que integra a lista do Património Mundial da UNESCO. Na cave alberga o tradicional restaurante Bremer Ratskeller, com a maior coleção de vinhos alemães, uma boa sugestão para uma descontraída refeição em família.

www.bremen-tourism.de

Hamelin

É a terra do célebre flautista com o mesmo nome. Remetendo para a história infantil, há “ratos” por todo o lado, por exemplo no pavimento, a indicar o percurso para chegar às principais atrações turísticas da cidade, entre elas uma das suas maiores e mais bonitas residências renascentistas, a casa do Flautista de Hamelin.

Também aqui é possível assistir à encenação da história entre meados de maio e setembro, todos os domingos às 12h00: nada menos de 70 atores apresentam um espetáculo, gratuito, que dura cerca de 30 minutos.

Já às quartas-feiras, pelas 16h30, também entre maio e setembro, tem lugar o RATS Musical Show, igualmente gratuito: “ratos” dançam e cantam desde baladas a rap.

www.hameln.de/en/

Bad Wildungen

No século XVI, o Conde Filipe IV e a filha Margaretha von Waldeck residiam no castelo de Friedrichstein, situado na colina em frente a Bad Wildungen. Havia uma aldeia mineira no meio da floresta e a bela Margaretha morreu jovem, supostamente envenenada. Ora tudo isto faz lembrar… a Branca de Neve e os Sete Anões, claro!

O castelo está aberto ao público (de terça a domingo) e anualmente tem lugar um festival ao ar livre: além do espetáculo centrado num conto, há teatro de marionetas, mais histórias para conhecer numa tenda interativa e muitas outras atividades para crianças. Este ano acontece a 27 de maio.

www.bad-wildungen.de

Festivais

Kassel acolhe um festival dedicado aos Irmãos Grimm que anualmente atrai cerca de 20.000 espectadores. Além de um musical inspirado num conto, oferece teatro infantil para crianças a partir dos três anos: Rapunzel ou Capuchinho Vermelho protagonizam algumas das peças. Decorre de 28 de junho a 5 de agosto.

www.brueder-grimm-festival.com

Em Hanau, terra natal de Jacob e Wilhelm, um outro Festival dos Irmãos Grimm decorre de 11 de maio a 19 de julho, apresentando famosas histórias em forma de musicais.

www.festspiele.hanau.de

Comentários

comentários

BN TV

O Boas Notícias está de volta!

Pub

Aid Global

Live Facebook

Correio do Leitor

Subscreva a nossa Newsletter!

Receba notícias atualizadas no seu email!
* obrigatório

Pub