Inovação e Tecnologia

Robótica: Portugal arrecada ouro, prata e bronze

NULL
Versão para impressão
Três equipas portuguesas que participaram no Campeonato do Mundo de Robótica , de 5 a 11 de julho, em Istambul (Turquia), trouxeram para casa uma medalha de ouro, duas de prata e uma de bronze. Os alunos da Escola Secundária de Amares foram os principais protagonistas ao tornarem-se bicampeões na categoria de Dança Robótica. O campeonato contou com cerca de 400 equipas de mais de 30 países.

Os alunos da Escola Secundária de Amares, distrito de Braga, venceram na categoria de Dança Robótica Superteam Secondary Junior e foram ainda distinguidos com o prémio “Best Intertainment Value”, que é atribuído à equipa com o melhor projeto de entretenimento.

Elisabete Silva, membro da direção da escola, disse ao Boas Notícias que “a equipa teve acesso ao campeonato mundial depois de ter vencido o campeonato nacional de robótica no Instituto Superior Técnico”.

Nas últimas semanas os alunos trabalharam intensivamente na preparação da sua participação na RoboCup 2011. Para a prova de dança robótica, os alunos construíram e programaram robôs para dançarem sincronizados com a música e interagirem com os humanos.

A equipa, composta por alunos com idades compreendidas entre os 15 os 18 anos, inspirou-se na primeira viagem do Homem ao espaço e construiu uma maquete robotizada da nave Vostok 1. O robô construído interpreta o papel do cosmonauta Yuri Gagarin.

“Foi um prémio merecido, muitas horas de trabalho extra foram aplicadas neste projeto, tanto pelos alunos como pelos professores”, sublinhou a representante da direção da Escola Secundária de Amares.

Prata e bronze para Coimbra

Também a equipa RescueB.deec.uc.pt, composta por alunos da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra (FCTUC) e por alunos de escolas secundárias da região, foi destacada no evento com uma medalha de prata e outra de bronze.

Liderados por Tiago Caldeira, e treinados e orientados por Paulo França, os alunos António Simões, José Carlos Direito, José Pedro Medeiros e Luís Miguel Jacinto, competiram durante 6 dias na modalidade de Rescue B (busca e salvamento) conquistando o terceiro lugar do pódio.
 
Na categoria “SuperTeams”, a equipa coimbrense obteve o 2º lugar aliada a uma equipa Sueca.

Bronze para Aveiro

Por fim, a equipa de futebol robótico Cambada trouxe para Portugal a medalha de bronze da prova na Liga de Tamanho Médio do RoboCup. O confronto final teve lugar com a RFC, uma equipa de Estugarda que acabou por perder a competição por um golo. O resultado final foi 2-1

[Notícia sugerida por Teresa Teixeira]

Comentários

comentários

BN TV

O Boas Notícias está de volta!

Live Facebook

Correio do Leitor

Subscreva a nossa Newsletter!

Receba notícias atualizadas no seu email!
* obrigatório