Saúde

“Robôs-enfermeira” para combater falta de mobilidade

NULL
Versão para impressão
A Toyota apresentou, esta terça-feira, uma série de robôs destinados a contribuir para os cuidados de saúde e enfermagem. Os equipamentos, que ainda estão em fase de protótipo e são uma espécie de “robôs-enfermeira”, poderão chegar ao mercado em 2013, de acordo com a multinacional japonesa.

A apresentação foi feita numa conferência de imprensa no Japão e revelou as ambições da empresa no âmbito da prestação de cuidados de saúde de forma mecânica. Com vista a esse objetivo, foram dados a conhecer vários gadgets inovadores.

Entre estes gadgets estão o Independent Walk Assist, o Balance Training Assist e o Pacient Transfer Assist, que pretendem facilitar a vida dos doentes e dos cuidadores.

O Independent Walk Assist é um equipamento metálico e computorizado destinado a pessoas que sofram de paralisação numa das pernas. Ao ser colocado, ajuda o paciente a dobrar o joelho e a deslocar-se de forma mais natural e autónoma.

Por seu lado, o Balance Training Assist é um robô diferente: tem, sobretudo, o propósito de contribuir para o divertimento. Equipado com duas rodas, permite ao paciente treinar os movimentos – por exemplo, durante uma fase de reabilitação – podendo ser usado, entre outras coisas, como comando para jogos de vídeo.

Finalmente, o Pacient Transfer Assist é um equipamento mais voltado para as enfermeiras e outros cuidadores, procurando reduzir os esforços dos acompanhantes no transporte do paciente de uns locais para outros.

À margem da conferência de apresentação, o diretor executivo da Toyota explicou que os modelos que serão postos à venda deverão ser mais pequenos e leves que os protótipos. Akifumi Tamaoki acrescentou que continuam a ser necessários mais testes para garantir a segurança dos equipamentos.

A Toyota não é a primeira empresa automóvel que está a esforçar-se para entrar na indústria dos cuidados de saúde. De acordo com o Mail Online, a rival Honda também já desenvolveu dispositivos semelhantes para promover a mobilidade.

Os detalhes em relação a preços e futuros planos para comercialização ainda não são conhecidos.

Comentários

comentários

BN TV

O Boas Notícias está de volta!

Live Facebook

Correio do Leitor

Subscreva a nossa Newsletter!

Receba notícias atualizadas no seu email!
* obrigatório