Inovação e Tecnologia

Robô vai explorar Pirâmide de Gizé

Uma equipa de investigadores da Universidade de Leeds (Reino Unido), em parceria com o Conselho Supremo de Antiguidades, do ministério egípcio da Cultura, estão a preparar uma expedição às misteriosas câmaras da Grande Pirâmide de Gizé, a única das m
Versão para impressão
Uma equipa de investigadores da Universidade de Leeds (Reino Unido), em parceria com o Conselho Supremo de Antiguidades, do ministério egípcio da Cultura, estão a preparar uma expedição às câmaras da Grande Pirâmide de Gizé, a única das maravilhas do mundo antigo ainda erguida.

Um robô desenvolvido exclusivamente para esta missão vai explorar quatro canais que partem das câmaras e que até hoje continuam a intrigar os historiadores. Dois deles, com origem na Câmara do Rei, fazem a ligação com o exterior e acredita-se que servissem para libertar o espírito do faraó.

Os outros, com origem na Câmara da Rainha, não estão ligados ao exterior e conduzem a pelo menos duas portas, concluiu-se em expedições anteriores.

De acordo com o jornal The Independent, espera-se que o robô consiga percorrer todo o canal, a pelo menos mais de 60 metros de profundidade.

O projeto para a mobilização do robô Djedi – assim foi batizado, com o nome do mágico que o rei Khufu terá consultado aquando do planeamento da pirâmide – está em curso há cinco anos. Até ao final do ano, os investigadores esperam ter já algumas respostas.

Comentários

comentários

BN TV

O Boas Notícias está de volta!

Live Facebook

Correio do Leitor

Subscreva a nossa Newsletter!

Receba notícias atualizadas no seu email!
* obrigatório