Inovação e Tecnologia

Robô-bombeiro combate fogo em áreas perigosas

Um inovador "robô-bombeiro" destinado a combater o fogo em condições de grande perigo ou áreas inacessíveis foi recentemente apresentado por uma empresa croata.
Versão para impressão
Um inovador “robô-bombeiro” destinado a combater o fogo em condições de grande perigo ou áreas inacessíveis foi recentemente apresentado por uma empresa croata. O equipamento, fabricado pela Dok-ing, acaba de ser colocado ao serviço dos bombeiros de Zagreb de forma a apurar se são ou não necessárias mais melhorias técnicas antes de começar a ser comercializado. 
 
“Trata-se do primeiro veículo deste tipo no mundo”, salientou Ana Majetic, representante da companhia, em declarações à agência EFE, acrescentando que “existem veículos militares modificados para combater o fogo” mas que, apesar disso, este novo robô “não tem concorrência no mundo”. 
 
O veículo – batizado MVF-5 – lança água e espuma, ultrapassa obstáculos, consegue levantar até duas e empurrar até dez toneladas de peso. Além disso, pode ser controlado a uma distância segura de 1.500 metros através de um comando e tem aptidão para ser usado em situações de contaminação química ou outros ambientes perigosos.
 
Em acréscimo, o robô conta com um sistema de vídeo que incorpora seis câmaras de alta resolução, resistentes à água, e um visor térmico para ajudar em condições de baixa visibilidade. 
 
O preço base do veículo é de 600 mil euros, mas pode variar consoante os equipamentos, como, por exemplo, o tipo e número de câmaras que inclui. 
 
A empresa croata Dok-ing, responsável pelo desenvolvimento do MVF-5, é especialista em veículos de desativação de minas. Segundo a companhia, os seus modelos terão servido para destruir mais de 130 mil minas terrestres colocadas em nações pertencentes à antiga Jugoslávia.

[Notícia sugerida por Sofia Baptista]

Comentários

comentários

BN TV

O Boas Notícias está de volta!

Live Facebook

Correio do Leitor

Subscreva a nossa Newsletter!

Receba notícias atualizadas no seu email!
* obrigatório