Sociedade

Rio Maior homenageia professora de 90 anos

Aurora Castelo tem 90 anos de idade, completos no passado dia 28 de dezembro, e abraçou para a vida a profissão de professora de trabalhos manuais e lavores que ainda exerce. Pela sua dedicação e tenacidade a autarquia decidiu atribuir o nome de Auro
Versão para impressão
Aurora Castelo tem 90 anos de idade, completos no passado dia 28 de
dezembro, e abraçou para a vida a profissão de professora de trabalhos
manuais e lavores que ainda exerce. Pela sua dedicação e tenacidade a
autarquia decidiu atribuir o nome de Aurora Castelo a uma das ruas de
Rio Maior, junto ao centro escolar nº1 de Rio Maior, a primeira escola
da Professora Aurora, conforme refere comunicado da autarquia.

Reformada desde 1986 do ensino oficial continua a exercer os seus ensinamentos como voluntária na Universidade Sénior de Rio Maior.

No agora Largo Aurora Castelo juntaram-se os familiares mais próximos da professora, alunas dos bordados e vários autarcas, entre eles a Presidente Isaura Morais que realçou o papel da Câmara no reconhecimento do contributo de quem dedica a sua vida à causa pública.

“Estas homenagens devem ser feitas com as pessoas entre nós. Lembro-me de algumas passagens de Aurora Castelo também como minha professora” salientou Isaura Morais.

“Ela simboliza os homens e mulheres que dedicaram toda a vida na formação e educação de grande parte dos riomaiorenses e continua, com determinação e genica, a dar aulas na Universidade Sénior”, concluiu a autarca.

Pouco dada a homenagens públicas, Aurora Castelo foi ainda surpreendida pela Câmara com a cedência de uma sala no primeiro piso da Casa Senhorial para que ela possa continuar a leccionar, com melhores condições, as suas aulas de bordados.

Conceição Vieira, atual aluna de Aurora Castelo, foi quem tomou a iniciativa de ir à câmara municipal sugerir que a professora fosse homenageada. “Por tudo o que vi dela é merecido para quem está há tantos anos ao serviço de Rio Maior”, refere Conceição Vieira.

“Agradeço a todos, mas eu só cumpri a minha obrigação e o meu dever de professora”, foram algumas das palavras proferidas por Aurora Castelo nesta cerimónia.

Comentários

comentários

Pub

Aid Global

Live Facebook

Correio do Leitor

Subscreva a nossa Newsletter!

Receba notícias atualizadas no seu email!
* obrigatório

Pub