Mundo

Renováveis podem garantir 80% da energia em 2050

NULL
Versão para impressão
Se forem adoptadas as políticas corretas, as energias renováveis podem garantir perto de 80 por cento do abastecimento energético mundial em 2050, indica o último relatório do Painel Intergovernamental para as Alterações Climáticas (IPCC, sigla em inglês).

De toda a energia consumida no mundo, a percentagem em energias renováveis não chega a 13 por cento, segundo o comunidado do IPCC. O uso de lenha e outras formas de biomassa nos países desenvolvidos contribuem para cerca de 60% destes resultados.

O IPCC sublinha que são necessárias mudanças no sistema energético para que seja aproveitado o potencial de opções renováveis, como parques eólicos, painéis solares, biomassa ou barragens.

De acordo com este painel científico da ONU, as energias renováveis seriam suficientes para as necessidades energéticas globais. No entanto, são necessários investimentos em novas infraestruturas e políticas para avançar com o programa. Os custos de tais investimentos são estimados, pelo IPCC, em um por cento do PIB mundial.

Os ambientalistas elogiaram o relatório do IPCC, ao salientar o papel das renováveis, em oposição a combustíveis poluentes, como o petróleo e o carvão, o relatório. “Estamos muito satisfeitos quanto ao resultado” disse Jean-Philippe Denruyter, dirigente da organização ambientalista WWF, citado pela agência Reuters.

Clique aqui para aceder ao comunicado do IPCC.

Comentários

comentários

BN TV

O Boas Notícias está de volta!

Live Facebook

Correio do Leitor

Subscreva a nossa Newsletter!

Receba notícias atualizadas no seu email!
* obrigatório