Saúde

Reino Unido proíbe tabaco nas prateleiras das lojas

Entrou este sábado em vigor, no Reino Unido, a lei que proíbe a exposição de maços de tabaco nas lojas e a venda em máquinas automática.
Versão para impressão

Entrou este sábado em vigor, no Reino Unido, a lei que proíbe a exposição de maços de tabaco nas lojas e a venda em máquinas automática. Com esta nova medida, o Governo britânico espera que a taxa de fumadores caia dos atuais 21,2% da população para 18,5%, até 2015.

Os supermercados e grandes superfícies comerciais do Reino Unido vão deixar de ter maços de tabaco expostos nas prateleiras. O Ministério da Saúde britânico considera que as embalagens de tabaco funcionam como um fator de atração para os jovens.

Para dissuadir o impulso de fumar, os cigarros e outros produtos relacionados deverão ser recolhidos a partir deste sábado das prateleiras das grandes lojas permanecendo apenas atrás dos balcões. A partir de 2013, a medida vai ser estendida também às lojas mais pequenas.

Serão proibidas também as máquinas automáticas de venda de cigarros, por permitirem o acesso de menores de idade ao fumo. Segundo uma pesquisa divulgada pela BBC, 10% dos fumadores com idades entre 11 e 15 anos compram cigarros nestas máquinas.

As multas para quem não cumprir a nova lei podem chegar aos seis mil euros ou mesmo a uma pena de prisão.

O governo está, também, a estudar a possibilidade de impor às tabaqueiras o fabrico de embalagens neutras – sem cores e nem logos chamativos – que teriam apenas em destaque as mensagens relativas aos perigos do tabaco.

Comentários

comentários

Etiquetas

BN TV

O Boas Notícias está de volta!

Live Facebook

Correio do Leitor

Subscreva a nossa Newsletter!

Receba notícias atualizadas no seu email!
* obrigatório