Inovação e Tecnologia

Rede sem fios 10 vezes mais rápida

Uma parceria entre o grupo Wi-Fi Alliance e a Wireless Gigabit Alliance (WiGig) resultou numa solução alternativa às redes sem fios atuais. Através da exploração da frequência de 60 gigahertz (GHz), foi desenvolvida uma nova tecnologia de transmissão
Versão para impressão
Uma parceria entre o grupo Wi-Fi Alliance e a Wireless Gigabit Alliance (WiGig) resultou numa solução alternativa às redes sem fios atuais. Através da exploração da frequência de 60 gigahertz (GHz), foi desenvolvida uma nova tecnologia de transmissão de dados sem fios 10 vezes mais rápida que a atual, embora com menor alcance.

Atualmente, a tecnologia Wi-Fi – ou wireless – opera numa banda entre os 2.4 e os 5 GHz.

A inovação permite substituir os cabos de transmissão de vídeo entre dispositivos colocados numa mesma divisão e, por isso, os leitores Blu-ray serão os primeiros dispositivos a integrar o novo sistema. O seu sinal de vídeo e áudio em alta definição pode, deste modo, ser transmitido em televisores equipados com a mesma tecnologia, sem recurso a cabos.

Prevê-se que a tecnologia seja posteriormente aplicada a computadores e dispositivos portáteis, como câmaras de vídeo ou consolas, e ainda como meio de conexão entre redes domésticas.

Em declarações à Associated Press, o diretor de marketing da Wi-Fi Alliance afirma que os primeiros equipamentos a disponibilizar a tecnologia só deverão chegar às lojas dentro de dois anos.

Os gigantes Intel e Microsoft são apenas algumas das empresas ligadas à organização WiGig.

Comentários

comentários

BN TV

O Boas Notícias está de volta!

Live Facebook

Correio do Leitor

Subscreva a nossa Newsletter!

Receba notícias atualizadas no seu email!
* obrigatório