Em Destaque Negócios e Empreendorismo

Recorde: Portugal exportou 81 milhões de sapatos em 2016

No último ano, Portugal exportou mais de 81 milhões de pares de calçado para 152 países, num valor superior a 1.923 milhões de euros, registando um crescimento de 3,2 por cento face a 2015. Graças à forte aposta nos mercados internacionais, Portugal exporta hoje mais de 95 por cento da sua produção.
Versão para impressão
por redação

O ano de 2016 foi, assim, o sétimo ano consecutivo de crescimento das vendas nos mercados externos. Desde 2009, as exportações já aumentaram mais de 55 por cento, revela a Associação Portuguesa dos Industriais de Calçado, Componentes, Artigos de Pele e seus Sucedâneos (APICCAPS) em comunicado de imprensa.

O calçado português cresceu em praticamente todos os mais relevantes mercados externos. Desta forma, as exportações portuguesas de calçado estão a aumentar, desde 2010, para os 20 principais mercados do calçado português, com exceção do Reino Unido.

Embora as exportações continuem a apresentar alguma concentração nos grandes mercados europeus, as taxas de crescimento mais elevadas foram obtidas nos mercados não tradicionais do setor, que configuram oportunidades de diversificação: China (3108 por cento), Emirados Árabes Unidos (608 por cento), Estados Unidos (461 por cento), Austrália (363 por cento) e Polónia (295 por cento).

No mesmo período, o preço médio de exportação aumentou 24 por cento, em consonância com o objetivo de afirmar a sofisticação e qualidade da oferta nacional. Entre os principais produtores mundiais de calçado, Portugal apresenta o segundo maior preço médio de exportação.

Comentários

comentários

BN TV

O Boas Notícias está de volta!

Live Facebook

Correio do Leitor

Subscreva a nossa Newsletter!

Receba notícias atualizadas no seu email!
* obrigatório