Inovação e Tecnologia

Reciclagem: Empresa cria “ecomultibanco”

A empresa norte-americana EcoATM criou uma espécie de multibanco, onde os utilizadores podem depositar os seus velhos aparelhos eletrónicos para reciclagem - como telemóveis, por exemplo - e receber em troca dinheiro ou vales de compras.
Versão para impressão
A empresa norte-americana EcoATM criou uma espécie de multibanco, onde os utilizadores podem depositar os seus velhos aparelhos eletrónicos para reciclagem – como telemóveis, por exemplo – e receber em troca dinheiro ou vales de compras.

O processo é simples: os aparelhos inseridos na máquina são avaliados quanto ao seu valor financeiro. Os utilizadores ficam a saber quanto podem receber pelo artigo que dispensaram, podendo também usufruir de descontos na superfície comercial em que o ecoATM se encontra.

“Além de beneficiar os consumidores economicamente, o ecoATM tem também um valor inestimável para a sociedade em geral, ao ajudar a salvar o meio ambiente de toneladas de lixo eletrónico”, refere Tom Tullie, presidente da empresa sediada na Califórnia, citado em comunicado.

De acordo com o mesmo documento, a população norte-americana adquire, todos os anos, 500 milhões de gadgets e a frequência com que os substituem é cada vez maior.

“Infelizmente, existem poucas soluções eficazes para que os consumidores revendam ou reciclem esses aparelhos, o que faz com que a grande maioria acabe por ser despejada nas lixeiras municipais”, explica a empresa.

A ecoATM já recebeu inúmeros prémios pelo desenvolvimento deste inovador equipamento, incluindo o galardão de Novidade Ecológica de 2010, atribuído pela revista Popular Science.

[Notícia sugerida pela utilizadora Patrícia Guedes]

Comentários

comentários

Etiquetas

Pub

Live Facebook

Correio do Leitor

Subscreva a nossa Newsletter!

Receba notícias atualizadas no seu email!
* obrigatório

Pub