Gastronomia

Receitas da Io: Queijinho de Noz

Este bolo nasceu de um acidente. Um lindíssimo bolo de noz, na passagem da mesa para o prato, partiu-se literalmente ao meio. Que fazer? Não se pode deitar fora, menina Carolina - dizia eu à minha ajudante da altura - os materiais estão caríssimos!&n
Versão para impressão
Este bolo nasceu de um acidente. Um lindíssimo bolo de noz, na passagem da mesa para o prato, partiu-se literalmente ao meio. Que fazer? Não se pode deitar fora, menina Carolina – dizia eu à minha ajudante da altura – os materiais estão caríssimos!  Desolada, olhava para mim quase com as lágrimas nos olhos. Então o é que eu que fiz? Retirei as meias nozes que enfeitavam o bolo, amassei aquilo tudo muito bem e coloquei no frigorífico para ganhar um pouco de consistência. Há um queijo com nozes de que gosto muito, e assim lembrei-me de lhe dar o formato de um queijinho. Desta aventura saíram dois queijinhos com nozes lindíssimos: um deles está na fotografia!

Image and video hosting by TinyPicPara 6 pessoas:

– 300g de nozes grosseiramente picadas com uma faca
– 3 gemas
– 6 claras
– 300g de açúcar
– 1 cálice de licor Nocello (licor de noz italiano)
– 24 meias nozes


Para o doce de ovos:

– 8 gemas
– 300g de açúcar
– 50g de farinha de arroz
– 1dl de água para o açúcar
– 2,5dl de água para a farinha de arroz
– 1 pedaço de casca de limão

Bater com as varinhas as gemas, as claras e o açúcar até ficar bem espumoso. Juntar as nozes picadas. Untar uma forma de 26cm de diâmetro, forrá-la com papel vegetal escuro e voltar a untá-la.Encher com o preparado e levar ao forno pré-aquecido a 150º durante 30 minutos. Enquanto o bolo estiver no forno, preparar o doce de ovos (ver nota).

Quando estiver morno, desenformar. Triturar o bolo com as mãos para dentro de uma tigela. Juntar o licor e o doce de ovos. Misturar tudo com uma colher de pau e pôr no frigorífico a arrefecer. Dividir o preparado em duas partes iguais.

Com as mãos molhadas, moldar dois queijinhos e colocá-los dentro de um prato com açúcar granulado. Devem ficar completamente cobertos de açúcar também dos lados.
Pôr num prato de decorar com meias nozes.

Com este preparado pode preparar também trufas do tamanho de uma noz, passadas por açúcar granulado e servidas em papelotes.

Nota (para o doce de ovos):

Ferver o açúcar com a água e a casca do limão até chegar a 117º (usar o termómetro). Num tacho inoxidável ou de cobre, dissolver a farinha na água, com a ajuda de uma vara. Levar ao lume a ferver. Ao fim de cindo minutos retirar do lume.
Mexer as gemas até estarem bem diluídas e vertê-las para cima do preparado anterior, mexendo sempre.

Volta a pôr ao lume. Desta vez com uma colher de pau, mexer sempre para não pegar, até engrossar. Para arrefecer mais depressa, pode vertê-lo para cima da mesa de mármore e, com a espátula, espalhá-lo um pouco. Retirar a casca de limão.

[“A cozinha é uma arte que só atinge a perfeição quando protege a saúde.”, Io Appolloni]

Comentários

comentários

BN TV

O Boas Notícias está de volta!

Live Facebook

Correio do Leitor

Subscreva a nossa Newsletter!

Receba notícias atualizadas no seu email!
* obrigatório