Cultura

Raul Solnado homenageado no filme “O Meu Raul”

NULL
Versão para impressão
Estreia esta quinta-feira o documentário “O Meu Raul”, uma homenagem a Raul Solnado, o ator e pessoa. O filme vai estar em exibição no Cinema City Classic Alvalade, em Lisboa, e fará uma viagem pela vida do artista falecido em Agosto de 2009.

“Era um projeto a dois e infelizmente o malandro foi-se embora e deixou-me o bebé nos braços”, contou à Lusa Patrícia Vasconcelos a realizadora do documentário. A referência surge porque o documentário foi projetado quando Raul Solnado era ainda vivo, com a sua colaboração. 

O documentário “partiu de uma conversa informal, até que um dia ele disse que no ano seguinte ia completar 80 anos e seria interessante fazê-lo”, recordou Patrícia, também amiga do artista.

Inicialmente a ideia era começar a terminar o filme na Sociedade Guilherme Cossoul, onde o ator fez pela primeira vez teatro, com o próprio Raul Solnado a percorrer o trajeto. Com a morte inesperada do ator, a realizadora foi obrigada a mudar algumas ideias e decidiu que seria o artista a fazer a narração do documentário, recorrendo para esse efeito a sons de arquivo, explica a Lusa.

Para realizar o documentário, Patrícia Vasconcelos contou com “a grande ajuda, absolutamente incrível” da família, nomeadamente do filho Zé Renato, assim como de “figuras menos conhecidas do grande público” que conviveram com o ator.

As etapas da vida de Raul Solnado não surgem de forma cronológica, sendo a história do Teatro Villaret um dos pontos mais relevantes, dada a própria importância que o espaço teve na vida do artista. Recorde-se que foi Raul Solnado quem construiu de raiz a prestigiada sala de espetáculos. No filme, a história “é contada por ele próprio, com imagens da inauguração” e o testemunho do jornalista José Mensurado, que o entrevistou nesse dia do ano de 1964.

O documentário é hoje exibido pela primeira vez e marca a estreia da Patrícia Vasconcelos como realizadora.

[Notícia sugerida por Patricia Guedes]

Comentários

comentários

BN TV

O Boas Notícias está de volta!

Live Facebook

Correio do Leitor

Subscreva a nossa Newsletter!

Receba notícias atualizadas no seu email!
* obrigatório