Saúde

Rastreio ; cancro; cancro oral ; Alfândega do Porto

Vai decorrer esta quinta-feira entre as 10h e as 17 horas no edifício da Alfândega no Porto um rastreio gratuito de cancro oral dirigido à população promovido pelo grupo CESPU - Cooperativa de Ensino Superior Politécnico e Universitário.

Versão para impressão
Vai decorrer esta quinta-feira entre as 10h e as 17 horas no edifício da Alfândega no Porto um rastreio gratuito de cancro oral dirigido à população promovido pelo grupo CESPU – Cooperativa de Ensino Superior Politécnico e Universitário.

O rastreio consiste num exame clínico detalhado completamente indolor e vai contar com a presença do especialista britânico Saman Warnakulasuryia, que tem realizado rastreios de cancro oral em várias partes do mundo, sendo mesmo conselheiro da OMS nesta área, conforme informa o Portal de Oncologia Português.

Na Europa, Portugal e Espanha estão na linha da frente da incidência do cancro oral. Segundo os últimos números disponíveis, de 2008, estima-se que tenham surgido 1025 novos casos de cancro da cavidade oral no nosso país.

“São números que nos devem preocupar e estimular, no sentido de realizar e promover iniciativas dirigidas à população, de forma a inverter estes resultados”, considerou Luís Monteiro, médico dentista da rede Nova Saúde e professor de Patologia Oral do Grupo CESPU.

Segundo o especialista, grande parte dos casos é detetada tardiamente e quanto mais avançado for o tumor, pior é o prognóstico.

Mais de 75% do cancro oral está relacionado com o tabaco e abuso de álcool, principalmente quando utilizados em simultâneo.

[Notícia sugerida pela utilizadora Patrícia Guedes]

Comentários

comentários

Pub

Live Facebook

Correio do Leitor

Subscreva a nossa Newsletter!

Receba notícias atualizadas no seu email!
* obrigatório

Pub