Inovação e Tecnologia

Rádio irlandesa usa aplicação lusa em reportagens

A RTE (Raidió Teilifís Éireann), emissora nacional irlandesa, escolheu a aplicação portuguesa Storyo - que cria pequenos vídeos em poucos segundos - para criar e partilhar os resumos diários da campanha eleitoral, que decorreu em Fevereiro.
Versão para impressão
A RTE (Raidió Teilifís Éireann), emissora nacional irlandesa, escolheu a aplicação portuguesa Storyo – que cria pequenos vídeos em poucos segundos – para criar e partilhar os resumos diários da campanha eleitoral, que decorreu em Fevereiro.
Os resumos diários feitos com a Storyo consistiram em breves vídeos criados automaticamente a partir de fotografias captadas com os telemóveis dos jornalistas no terreno. A cobertura legislativa ganha assim uma dinâmica maior ao facilitar a partilha rápida de conteúdos no Twitter e Facebook. 

Através da Storyo, os jornalistas criam apelativas narrativas em vídeo a partir de fotografias de campanha para as legislativas. A aplicação permite ainda a inserção de legendas facilitando a criação, edição e distribuição imediata do conteúdo nas redes sociais.

Na publicação de Twitter abaixo vemos o Storyo da jornalista Samantha Libreri a acompanhar Gerry Adams, líder do partido Sinn Féin.

 

 A utilização de smartphones na cobertura de eventos (o chamado “MoJo” – mobile journalism) ganha cada vez mais espaço ao permitir reportagens mais imediatas.  

“Apesar de não ser uma ferramenta de Mobile Journalism, a escolha do Storyo pela emissora nacional irlandesa mostra a cada vez maior necessidade de narrar o que nos rodeia com formatos visualmente impactantes potenciando a vasta informação que guardamos nos nossos telemóveis”, diz a equipa da Storyo num comunicado enviado ao Boas Notícias. 


No dia 26 Fevereiro de 2016, os irlandeses foram a votos para eleger o novo governo. Só no início de Março terminou a contagem dos votos que reelegeu a coligação no poder na Irlanda, composta pelo Fine Gael (centro-direita) e pelo Labour (trabalhistas), mas sem maioria. 

A Storyo é uma aplicação grátis e 100% Portuguesa, disponível para iOs e Android, que permite ao utilizador transformar as inúmeras fotografias guardadas no telemóvel em “histórias animadas” de forma intuitiva e automática.

Os vídeos Storyos de 15, 30 ou 60 segundos são enriquecidos com elementos visuais e sonoros complementares, como mapas, música, temas visuais, legendas e títulos.

Para download do Storyo aceda a:
 

Comentários

comentários

BN TV

O Boas Notícias está de volta!

Live Facebook

Correio do Leitor

Subscreva a nossa Newsletter!

Receba notícias atualizadas no seu email!
* obrigatório