Ciência

Química: Portugal medalhado na Olimpíada Internacional

Portugal acaba de conquistar, pela primeira vez na história, uma medalha na Olimpíada Internacional de Química. O feito foi alcançado por Alexandre Santos, estudante do 12.º ano da Escola Secundária Mário Sacramento, em Aveiro.
Versão para impressão
Portugal acaba de conquistar, pela primeira vez na história, uma medalha na Olimpíada Internacional de Química. O feito foi alcançado por Alexandre Santos, estudante do 12.º ano da Escola Secundária Mário Sacramento, em Aveiro, que conseguiu o bronze em Baku, no Azerbeijão, onde está a decorrer a 47.ª edição da prova.
 
Em comunicado enviado ao Boas Notícias, a Universidade de Aveiro (UA), cujo Departamento de Química (DQ) treinou os jovens portugueses que participaram na competição, sublinha que “Alexandre é o primeiro estudante português a alcançar o pódio de uma das provas internacionais mais exigentes e competitivas para os pequenos grandes cientistas de todo o mundo”.
 
Além de Alexandre Santos, integraram a participação portuguesa nesta Olimpíada os estudantes finalistas do ensino secundário Maria Neves Carmona (Colégio Luso-Francês, Porto), Henrique Rui Aguiar (Escola Secundária José Estevão, Aveiro), Francisco Marques (Escola Secundária José Falcão, Coimbra) e Amparo Faustino e Diana Pinto, docentes do DQ da UA.
 
A equipa, adianta a universidade aveirense, contou ainda com a colaboração de Alzira Rebelo, docente do Colégio dos Carvalhos, instituição que preparou os alunos em técnicas laboratoriais básicas.
 
As Olimpíadas de Química são uma atividade promovida pela Sociedade Portuguesa de Química com o patrocínio do Ministério da Educação.

A nível nacional, o objetivo da prova passa por “dinamizar o estudo e ensino da Química nas Escolas Básicas e Secundárias, proporcionar a aproximação entre as Escolas Básicas e Secundárias e as Universidades e despertar o interesse pela Química”, cativando vocações para carreiras científico-tecnológicas entre os estudantes.

 

Comentários

comentários

BN TV

O Boas Notícias está de volta!

Live Facebook

Correio do Leitor

Subscreva a nossa Newsletter!

Receba notícias atualizadas no seu email!
* obrigatório