Fitness & Bem-estar

Quercus: recomendações para depois das festas

A Quercus deixa algumas recomendações para proteger o ambiente durante e após o Natal e o ano novo, altura em que aumenta a produção de lixo e desperdícios. Estes conselhos permitem poupar dinheiro e garantir comportamentos mais sustentáveis a nível
Versão para impressão
A Quercus deixa algumas recomendações para proteger o ambiente durante e após o Natal e o ano novo, altura em que aumenta a produção de lixo e desperdícios. Estes conselhos permitem poupar dinheiro e garantir comportamentos mais sustentáveis a nível ambiental, social e também económico.

A Quercus dá especial ênfase às rolhas de cortiça. A pensar nos milhões de garrafas de vinho e de espumante que se bebem nesta altura, a associação e a Corticeira Amorim pedem a todos os consumidores para guardarem as rolhas do que beberem no Natal e no Ano Novo.

As duas entidades reforçam assim o apelo à adesão ao projeto Green Cork [ver vídeo abaixo] que, em dois anos, já permitiu plantar 128 mil árvores em Portugal, tendo também permitido a transformação de toneladas de rolhas noutros materiais e objetos.

Recomendações da Quercus:

– Recolha todas as rolhas de cortiça usadas durante as festas e deposite-as nos pontos de recolha [os Rolhinhas] existentes nos centros comerciais Dolce Vita, nos supermercados Continentes e Modelo ou nos agrupamentos do Corpo Nacional de Escutas.

– Guarde os laços e o papel de embrulho para que os possa utilizar noutras ocasiões; muitas embalagens, caixas de prendas, papéis de embrulho podem ser utilizados pelas crianças para fazer divertidos objectos, como máscaras, porta canetas, etc.

–  Separe todas as embalagens – papel/cartão; plástico; metal – e coloque-as no ecoponto mais próximo, evitando assim os amontoados de lixo que marcam o dia de Natal; este é um bom momento para verificar se foi um cidadão ambientalmente consciente nas suas compras.

– Depois das festas, vêm as limpezas. Procure reduzi a quantidade e perigosidade dos produtos de limpeza que utiliza. Prefira os biodegradáveis e/ou em recargas.

– Não deite as pilhas para o lixo, coloque sempre no pilhão. As pilhas recarregáveis são uma alternativa económica e ecológica.

– Reflicta sobre a utilidade que foi dada às prendas que ofereceu.

– Mantenha-se fiel e solidário com as diversas campanhas que se vão desenrolando ao longo do ano.

Comentários

comentários

Etiquetas

Pub

Aid Global

Live Facebook

Correio do Leitor

Subscreva a nossa Newsletter!

Receba notícias atualizadas no seu email!
* obrigatório

Pub