Cultura

Promenade Amália Rodrigues inaugurada em Paris

É inaugurado esta semana num jardim na zona nordeste de Paris, capital francesa, um espaço com o nome da fadista portuguesa Amália Rodrigues. O espaço dedicado à maior representante do Fado desaparecida em 1999 vai ser inaugurado dia 11 por António C
Versão para impressão
É inaugurado esta semana num jardim na zona nordeste de Paris, capital francesa, um espaço com o nome da fadista portuguesa Amália Rodrigues. O espaço dedicado à maior representante do Fado desaparecida em 1999 vai ser inaugurado dia 11 por António Costa, presidente da Câmara de Lisboa e o seu congénere parisiense, Bertrand Delanoe.

“Amália Rodrigues representa para sempre uma das maiores embaixadoras de Portugal no mundo graças ao seu talento como intérprete de Fado”, sublinhou o autarca parisiense à AFP.

A “Promenade Amália Rodrigues”, uma espécie de circuito pedonal num jardim aberto, situa-se entre a boulevard d´Algerie e a Porte du pré Saint-Gervais no XIXe arrondissement, bairro número 19 de Paris.

“Amália é um símbolo e merece esta promenade; mas esta inauguração é igualmente importante porque é um acto que dá visibilidade aos portugueses e à cultura portuguesa em França”, explica ao Expresso Hermano Sanches Ruivo, um autarca local.

Já existiam as ruas do Tage (Tejo) e de Lisbonne, as avenidas dos Portugais e de Camoëns (o poeta português tem ainda um busto no local) e, nos arredores de Paris foram erigidas estátuas em homenagem a Eça de Queiroz, à Revolução dos Cravos e aos imigrantes portugueses.

Entre os convidados especiais para esta inauguração estarão dois embaixadores portugueses em Paris, Francisco Seixas da Costa e Manuel Maria Carrilho, e os fadistas Camané e Mísia.

Comentários

comentários

BN TV

O Boas Notícias está de volta!

Live Facebook

Correio do Leitor

Subscreva a nossa Newsletter!

Receba notícias atualizadas no seu email!
* obrigatório