Inovação e Tecnologia

Projeto evita extravio de bagagens nos aeroportos

Em setembro de 2008, um consórcio português composto por quatro empresas e dois centros de investigação lança o projeto Mala Segura, com o intuito de resolver o problema das bagagens perdidas nos aeroportos. O sistema foi testado com sucesso este ano
Versão para impressão
Em setembro de 2008, um consórcio português composto por quatro empresas e dois centros de investigação lança o projeto Mala Segura, com o intuito de resolver o problema das bagagens perdidas nos aeroportos. O sistema foi testado com sucesso este ano e deverá em breve passar à fase de industrialização.

A monitorização é feita através de um sistema de informação incorporado nas próprias malas. Um dos principais objetivos deste projeto passa, portanto, pelo desenvolvimento de malas “inteligentes”, com integração de tecnologias de identificação, sensorização e comunicação.

O consórcio, que inclui as empresas Sociedade de Engenharia e Transformação (SET), Aeroportos de Portugal (ANA), Critical Software e TECMIC – Técnicas de Microeletrónica, prevê que o novo sistema poderá ser posteriormente utilizado em terminais ferroviários, centros comerciais, hospitais, escolas ou outros espaços públicos, conforme se lê no site do projeto Mala Segura.

O primeiro teste integrado ao sistema de localização e monitorização desenvolvido no âmbito do projeto Mala Segura realizou-se em fevereiro de 2010, no Aeroporto da Portela, em Lisboa. Aí, quatro protótipos simularam o percurso de bagagem à sua chegada e à partida.

Para a mobilização deste projeto, o consórcio recorre à tecnologia RFID (identificação por radiofrequência) e também às tecnologias de WSN e GPS/GSM. Após a fase de testes, prevê-se a industrialização deste sistema, que poderá ajudar as companhias aéreas a poupar milhares de milhões de euros em indemnizações devido a bagagens perdidas.

[Notícia sugerida pela utilizadora Susana Araújo]

Comentários

comentários

Pub

Live Facebook

Correio do Leitor

Subscreva a nossa Newsletter!

Receba notícias atualizadas no seu email!
* obrigatório

Pub