Inovação e Tecnologia

Professores lusos premiados em concurso mundial

Dois professores portugueses foram premiados na gala de encerramento do Fórum Global "Microsoft in Education" 2014, evento que, este ano, se realizou em Barcelona, Espanha.
Versão para impressão
Dois professores portugueses foram premiados na gala de encerramento do Fórum Global “Microsoft in Education” 2014, evento que, este ano, se realizou em Barcelona, Espanha, e que celebra os sucessos de todos aqueles que estão envolvidos no processo de educação com a preocupação de preparar os alunos para a vida no século XXI.
 
José Carlos Marques e João Cunha foram os portugueses distinguidos no evento, onde se reuniram mais de 1.000 professores e diretores de escolas de 97 países, além de parceiros, representantes governamentais e especialistas em Educação.  
 
José Carlos Marques, natural de Lisboa, foi premiado pelo desenvolvimento do projeto “Kodu na Sala de Aula”. O projeto, pensando para crianças com necessidades educativas especiais, tem como objetivos desenvolver o pensamento lógico e estimular a criatividade, incentivar o processo de aprendizagem, encorajando o desenvolvimento intelectual e os conceitos matemáticos, e criar um jogo com base numa história que tenham imaginado.
 
Por sua vez, João Cunha, de Braga, apresentou o projeto “Hands on Robots”, que pretende desenvolver competências de colaboração e pensamento computacional e tinha já sido distinguido no concurso “Learn-a-Thon”, na categoria “Combate à Pobreza”, com o 2.º lugar. 
 
Os projetos foram avaliados por um painel internacional composto por especialistas e profissionais de educação de vários países. Também no júri Portugal esteve representado por Teresa Evaristo, Sub-Diretora Geral da DGEEC e Fernando Campos, da Equipa de Recursos e Tecnologias Educativas, da Direção-Geral de Educação – Ministério da Educação e Ciência.
 
“A conquista de dois prémios neste concurso reforça o reconhecimento do trabalho efetuado pelos professores portugueses na utilização efetiva da tecnologia para melhorar a aprendizagem, a criatividade e os resultados escolares dos alunos”, afirma Vânia Neto, diretora para a educação da Microsoft Portugal, em comunicado enviado ao Boas Notícias.
 
“Os professores que participam neste concurso são dos melhores do mundo e termos tido dois professores portugueses premiados é motivo de enorme orgulho. Os professores sãoquem pode fazer a diferença no futuro da Educação e no sucesso dos alunos”, considera a responsável, que considera estes prémios como “mais um motivo para a Microsoft continuar a apostar na formação das escolas e professores inovadores em Portugal”.
 
No Fórum Global de Educação da Microsoft estiveram também presentes duas escolas portuguesas – o Agrupamento de Escolas de Freixo (Ponte de Lima) e o Colégio Monte Flor (Carnaxide) – reconhecidas como Escolas Mentoras Microsoft e cujos diretores tiveram oportunidade de partilhar experiências e boas práticas de inovação e liderança com 80 escolas inovadoras de todo o mundo. 

Comentários

comentários

Pub

Live Facebook

Correio do Leitor

Subscreva a nossa Newsletter!

Receba notícias atualizadas no seu email!
* obrigatório

Pub