Ambiente

Primeiro autocarro elétrico português em testes

Vocacionado para o transporte nos centros das cidades, aeroportos e grandes superfícies, o primeiro autocarro elétrico português, desenvolvido pela empresa Salvador Caetano, inicia esta terça feira uma fase de testes para em abril começar a circular
Versão para impressão
Vocacionado para o transporte nos centros das cidades, aeroportos e grandes superfícies, o primeiro autocarro elétrico português, desenvolvido pela empresa Salvador Caetano, inicia esta terça feira uma fase de testes para em abril começar a circular em Vila Nova de Gaia.

Representando um investimento de quatro milhões de euros, o veículo irá chegar ao mercado a custar “cerca de 500 mil euros com as baterias incluídas”, um valor que, de acordo com o construtor, “pode ter uma redução com o desenvolvimento do processo de fabrico”, cita a agência Lusa.

A partir de abril, o autocarro estará em Gaia e será monitorizado durante três meses por técnicos da empresa subsidiária do grupo Salvador Caetano e da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto. Um segundo modelo do transporte terá como destino a cidade alemã de Offenbach, existindo já mais duas encomendas para as cidades de Frankfurt e Wiesbaden.

“A necessidade crescente de veículos não poluentes, principalmente nos centros urbanos” é a principal razão para a Salvador Caetano voltar a apostar nos veículos elétricos. Uma primeira experiência foi feita nos anos 90, mas não teve sucesso “devido à fraca fiabilidade que as baterias tinham nessa altura”.

O consórcio constituído pela CaetanoBus e pela Efacec prevê, para este ano, a produção de 10 a 20 autocarros. Em 2012, o objetivo é aumentar a produção, “predominantemente para exportação”, o que dará emprego direto a 60 pessoas.

Comentários

comentários

Etiquetas

Pub

Aid Global

Live Facebook

Correio do Leitor

Subscreva a nossa Newsletter!

Receba notícias atualizadas no seu email!
* obrigatório

Pub