Cultura

Prémios Gulbenkian Arte e Educação 2010

Os vencedores dos Prémios Gulbenkian Educação e Arte 2010, no valor de 50 mil euros, foram anunciados esta segunda-feira. A cenógrafa e figurinista Cristina Reis foi distinguida na categoria Arte; o Prémio Educação foi atribuído ex-aequo à Companhia
Versão para impressão
Os vencedores dos Prémios Gulbenkian Educação e Arte 2010, no valor de 50 mil euros, foram anunciados esta segunda-feira. A cenógrafa e figurinista Cristina Reis foi distinguida na categoria Arte; o Prémio Educação foi atribuído ex-aequo à Companhia Teatral do Algarve e à Academia de Música de Viana do Castelo.

Prémio Gulbenkian Arte

O júri, composto por João Marques Pinto, José Gil, Raquel Henriques da Silva, Salwa Castelo-Branco e Jorge Silva Melo, sublinhou a “excecional capacidade de invenção” da cenógrafa e figurinista Cristina Reis, de 65 anos, que desenvolve o seu trabalho, desde 1975, no Teatro da Cornucópia. Aí foi responsável pelos cenários e figurinos da quase totalidade dos espetáculos realizados.

Prémio Gulbenkian Educação

A Companhia Teatral do Algarve (ACTA) e a Academia de Música de Viana do Castelo foram as duas instituições selecionadas pelo júri, dada a sua “marcada ação pedagógica em cada uma das áreas [teatro e música], e [porque] têm investido fortemente na formação e sensibilização de públicos”.

Criada em 1995, a ACTA é uma estrutura de produção com caráter profissional que, além da programação artística regular, faz a divulgação do teatro junto das escolas, desenvolvendo ainda projetos artístico-pedagógicos como meio de abordar diversas problemáticas das comunidades escolares, como a toxicodependência, a educação sexual e o bullying.

A Gulbenkian destaca que o serviço educativo desta Companhia abrange toda a região algarvia, utilizando um autocarro equipado com palco, plateia, bastidores e camarins. As produções são levadas a zonas de menor densidade e difícil acesso e o público-alvo é constituído por crianças e idosos de cada local, assinala ainda a entidade.

Por outro lado, Academia de Música de Viana do Castelo, criada em 1977, realiza regularmente eventos de música erudita, sendo também responsável pela “dinamização de projetos pioneiros, diretamente ligados à música contemporânea, nas vertentes da formação, criação e interpretação e à criação de públicos infantil, juvenil e sénior”.

Em breve serão divulgados os restantes Prémios Gulbenkian – Ciência, Beneficência e Internacional. A cerimónia de entrega realiza-se no dia 20 de julho, data em que se assinala a morte do fundador Calouste Gulbenkian. O evento é aberto ao público e tem lugar às 18h00, no anfiteatro ao ar livre da Fundação.

Comentários

comentários

BN TV

O Boas Notícias está de volta!

Live Facebook

Correio do Leitor

Subscreva a nossa Newsletter!

Receba notícias atualizadas no seu email!
* obrigatório